Tribuna Ribeirão
Geral

RP mantém alerta para infestação de carrapato

ALFREDO RISK

A prefeitura de Ribeirão Preto mantém placas com mensagem de alerta aos fre­quentadores do Parque Mau­rílio Biagi, na região Central de Ribeirão Preto, para que evitem determinadas áreas do local devido à infestação de carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. O equipa­mento já chegou a ser interdi­tado por causa desse risco.

O espaço de lazer e esporte costumava receber grupos de capivaras por meio do córrego Laureano, que separa o parque da Câmara de Vereadores. Há um alambrado por toda a ex­tensão, mas alguns bichos ain­da ficam às margens, no meio do mato, mesmo que tempora­riamente. Os animais, segundo biólogos, são hospedeiros do parasita transmissor da febre maculosa, doença que pode le­var os seres humanos à morte.

A doença pode causar, além de febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor articular, vômito e manchas e pode le­var a óbito. Em 2014, durante o governo da ex-prefeita Dárcy Vera, o Parque Maurílio Biagi, também vizinho do Terminal Rodoviário, foi interditado por causa de infestação de car­rapatos. Foi nesta época que o alambrado foi instalado às margens do córrego Laureano.

O local ficou interditado por seis meses – entre agos­to de 2014 e 31 de janeiro de 2015. A infestação no parque também ocorreu por causa da quantidade de capivaras no córrego que cruza o recinto. Na época, a prefeitura limpou as áreas contaminadas e subs­tituiu a areia dos playgrounds, além de instalar defensas de concreto ao redor do córrego, para evitar que as capivaras acessassem o parque.

Na mesma época, uma área do campus da Universidade de São Paulo (USP) também foi interditada por causa deste mesmo problema. As medidas, no entanto, não foram suficien­tes para acabar com a infestação. Isso porque, apesar de se repro­duzir uma vez por ano, a fêmea do carrapato coloca de mil a 20 mil ovos por vez. No final de se­tembro deste ano, o prefeito do campus da USP de Ribeirão Pre­to, Sérgio Albuquerque, emitiu alerta para a infestação de car­rapato-estrela na unidade.

Segundo o comunicado, os parasitas foram encontrados nas proximidades do lago, na rua dos Bambus, nas imediações do prédio da Educação Física, na rua Napolitana, próximo à Tulha da USP, na Pedreira e na divisa do campus com o bairro Vila Monte Alegre.

A orientação é para a po­pulação, estudantes e funcio­nários evitarem frequentar, caminhar, sentar e deitar nos espaços onde os carrapatos foram encontrados. Caso um exemplar do carrapato seja en­contrado, é necessário entrar em contato com a prefeitura do campus e preencher um formulário disponível no site.

Desde 12 de julho, o Parque Jardim Olhos D’Água, na Zona Sul, está interditado por causa da infestação de carrapato-es­trela. A medida foi tomada pela Divisão de Vigilância Ambien­tal da Secretaria Municipal da Saúde depois de denúncias de frequentadores do local.

Segundo nota enviada ao Tribuna pela Coordenadoria I das ações de Vigilância Am­biental em Saúde, ligada à Di­visão de Vigilância Ambiental, não há data definida para rea­bertura do parque. A liberação do espaço para visitação vai depender do manejo das capi­varas que hoje vivem no local.

Pesquisadores da Faculda­de de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Univer­sidade de São Paulo (USP) e da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) já com­provaram que as capivaras apre­sentam um importante papel na transmissão da febre maculosa.

A febre maculosa é trans­mitida aos seres humanos pela picada do carrapato-estrela infectado com riquétsia. A doença causa febre, dor mus­cular, cefaléia e, em 70% dos casos, manchas na pele a partir do terceiro dia após a infecção, podendo haver necrose das ex­tremidades e, nos casos mais graves, levar à morte.

Postagens relacionadas

‘Gota D’Água’ de Tomie Ohtake – Lustre de cristal passa por limpeza

William Teodoro

PUBLICIDADE: São Francisco

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com