A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 4,38 milhões de clientes em 234 municípios no Estado de São Paulo, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em Ribeirão Preto, o popular “gato”. No primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017, a concessionária registrou queda de 9,98% no número de irregularidades identificadas, passando de 1.733 para 1.560 casos, 173 a menos.
A concessionária atende cerca de 290 mil unidades em Ribeirão Preto, cidade que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando 1.560 ocorrências entre 5.385 inspeções realizadas, ou seja, uma irregularidade encontrada a cada quatro inspeções executadas – 28,9% do total, 260 por mês, mais de oito por dia. No primeiro semestre de 2018, a CPFL Paulista conseguiu recuperar um volume de 3.744 MWh de energia furtada. Isso seria suficiente para abastecer 2.080 residências compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano.
Em 2017 ante 2016, a concessionária registrou um crescimento de 20,5% no número de “gatos” em Ribeirão Preto, passando de 4.824 mil para 5.813 mil casos, ou 993 a mais no ano passado. A média diária saltou de 13 para quase 16. São cerca de 484 crimes por mês – eram aproximadamente 402 no período anterior. Nos primeiros seis meses de 2017, foram realizadas 7.441 inspeções e foram constatadas 1.733 fraudes – 23,3% do total, média mensal de quase 289 e diária acima de nove. A energia recuperada chegou a 4.158 MWh, suficiente para abastecer 2.310 casas com quatro pessoas por um ano.
O resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela diretoria comercial do Grupo CPFL, que vem adotando novas tecnologias e aplicando mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise. Segundo o diretor comercial da holding, Roberto Sartori, os investimentos em inteligência no monitoramento têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora.
“A integração com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem sido fundamental nessas operações que visam o combate às ligações clandestinas. Todas essas ações possibilitaram a identificação de um número maior de irregularidades na rede em 2018”, afirma. A concessionária ampliou em 35,7% o número de inspeções na cidade no ano passado. Em 2017, foram executadas 22.025 inspeções em clientes residenciais, comerciais e industriais (1.835 por mês e 60 por dia), frente a 16.235 fiscalizações em 2016 (média mensal de 1.353 e diária de 45).
Ao longo do ano passado, a CPFL Paulista conseguiu recuperar, em Ribeirão Preto, um volume de 13.951 MWh de energia furtada, número que seria suficiente para abastecer 7.751 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano. Para efeito de comparação, isso praticamente equivale ao número de clientes residenciais atendidos pela distribuidora na cidade de Altinópolis.
O volume de energia recuperado em 2017 representa crescimento de 20,5% na comparação com os resultados alcançados em 2016. Na ocasião, o volume recuperado totalizou 11.578 MWh, suficiente para abastecer 6.432 mil residências. As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.
Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.
Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.
A fraude e furto de energia também têm um impacto social significativo, uma vez que não há arrecadação de impostos sobre a parcela de energia furtada. Isso diminui a disponibilidade de recursos do poder público para investimentos em saúde, segurança e educação. Os canais para denúncia de fraudes e furtos estão disponíveis via e-mail (denun[email protected]) e pelo telefone 0800 774 4286.
Números dos ‘gatos’
Cidade………………….Ribeirão Preto
Primeiro semestre de 2017
Inspeções…………………………7.441
Irregularidades……..1.733 (23,3%)
Médias: ………..289 por mês e nove por dia MWh recuperados……………..4.158
Casas por um ano……………..2.310
Primeiro semestre de 2018
Inspeções…………………………5.385
Irregularidades……..1.560 (28,9%)
Médias……260 por mês e oito por dia MWh recuperados……………..3.744
Casas por um ano……………..2.080
Ano 2016 Inspeções……………………… 16.235
Irregularidades………………….4.824 MWH recuperados…………. 11.578
Casas por um ano……………..6.432
Ano 2017 Inspeções……………………… 22.025
Irregularidades………………….5.813 MWH recuperados…………. 13.951
Casas por um ano……………..7.751