Tribuna Ribeirão
Geral

RP licita o corredor de ônibus ‘Norte-Sul’

ALFREDO RISK

A prefeitura de Ribeirão Preto abriu processo licitató­rio para implantar nove quilô­metros do corredor de ônibus Norte-Sul, correspondentes a dois dos quatro trechos que formam a obra viária. As ave­nidas contempladas nesta licitação são a Independên­cia, Meira Júnior, Cavalheiro Paschoal Innecchi e Mogiana. A previsão de investimen­to inicial é da ordem de R$ 50.752.652,86, com prazo de execução de 18 meses. A obra também contempla uma ciclo­via de 4,5 quilômetros na ave­nida Luzitana.

“Esta obra corta a cidade de Norte a Sul, como o próprio nome diz, beneficiando todas as regiões de Ribeirão Preto. Todos os dias, passam por es­sas avenidas entre 15 e 18 mil passageiros do transporte cole­tivo urbano. Queremos atingir a meta de uma média máxima de meia hora dentro do ônibus entre o ponto de origem até o destino final do passageiro, garantindo maior qualidade de vida aos nossos munícipes”, afirma o prefeito Duarte No­gueira Júnior (PSDB).

Segundo levantamento fei­to pela Empresa de Trânsito e Transportre Urbano de Ri­beirão Preto (Transerp), nos horários de pico, a avenida Mogiana recebe cerca de 1.500 veículos por sentido, enquan­to que pela Paschoal Innecchi passam até dois mil na hora do rush. Já a Meira Júnior registra 2,2 mil e a Independência, três mil motoristas por sentido.

Além das avenidas citadas, o corredor Norte-Sul é for­mado pelas avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Bra­sil, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta, Coronel Fernan­do Ferreira Leite e um trecho da avenida Independência – estes trechos estão em fase final de elaboração do projeto executivo para serem licitados. “Este projeto faz parte dos 11 corredores de ônibus, num to­tal de 56 quilômetros percor­rendo as principais avenidas da cidade, inclusos no Progra­ma Ribeirão Mobilidade. Nós já iniciamos os corredores das avenidas do Café, Saudade e Dom Pedro I”, ressalta o chefe do Executivo.

Estrutura diferenciada
“Este é o corredor mais diferenciado que teremos na cidade, visto que as paradas de ônibus serão localizadas no canteiro central das aveni­das, a cada 500 metros, com faixas de rolamento exclusi­vas para os ônibus, seguindo o modelo das grandes aveni­das das capitais. Além disso, contará com botoeiras para pedestres e sinalização ele­trônica inteligente, que de­tecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito”, explica o secretá­rio de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.

O projeto contempla a me­lhoria nos canteiros centrais para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente aqueles com dificuldades de mobilidade. Todas as esqui­nas contarão com rampas de acesso para cadeirantes com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. De acordo com o secretário, as novas rampas vão medir 1,50m de extensão e abas com 1,80m de largura, ficando uniformes com a faixa de pedestres e mantendo o ní­vel da rua.

Por fim, será feito um reca­peamento reforçado nas faixas preferenciais de todos os cor­redores para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso do veí­culo, além do piso de concreto nas paradas de ônibus. Outros três corredores já estão sendo implantados na cidade. Os ei­xos da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, e avenida Sauda­de-rua São Paulo, nos Campos Elíseos, com 5,53 e 5,28 quilô­metros de extensão, respecti­vamente, vão custar cerca de R$ 39,74 milhões.

Serão beneficiados mais de 2,36 milhões de usuários do transporte. Na avenida do Café, entre a Cidade Uni­versitária e a Vila Tibério, na Zona Oeste, são 3,23 quilô­metros de extensão, benefi­ciando 116.709 usuários do transporte coletivo urbano. A obra está sendo executada pela DGB Engenharia por R$ 14,86 milhões. As interven­ções fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Moradora reclama de falta d’água no Sumarezinho

William Teodoro

Prefeito de Ribeirão Preto recebe primeira dose da vacina contra Covid-19

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com