A prefeitura de Ribeirão Preto vai investir R$ 39.740.679,60 para implantar os corredores de ônibus no eixo avenida Saudade-rua São Paulo, nos Campos Elíseos, e na avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, ambos na Zona Norte. As obras, licitadas em conjunto e previstas para começaram em dezembro, serão realizadas pela empresa Coesa Engenharia no prazo de doze meses e irão beneficiar quase 2,5 milhões de usuários do transporte coletivo urbano.
Com o processo licitatório, a economia alcançada foi de 13,29% aos cofres públicos, exatos R$ 6.095.970,75 frente ao valor estimado inicialmente, de R$ 45.836.650,35. O investimento também contempla uma ciclovia. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, o objetivo dos corredores é proporcionar maior velocidade ao deslocamento dos ônibus urbanos.
A ideia é reduzir o tempo de viagem, tornando o transporte coletivo mais atrativo. Somente na avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, 1.004.220 usuários serão beneficiados, além de 1.358.820 no trecho avenida Saudade-rua São Paulo.
“Buscamos garantir menos tempo no trânsito, menos pontos de congestionamento e conexões diretas de um ponto a outro da cidade. Queremos atingir a meta de uma média máxima de meia hora dentro do ônibus entre o ponto de origem até o destino final”, afirma Pegoraro.
Os corredores Dom Pedro I e Saudade fazem parte dos onze que serão implantados em Ribeirão Preto, totalizando 56 quilômetros, e das 27 obras viárias previstas no Programa Ribeirão Mobilidade. Já foram iniciadas as obras na avenida do Café e as demais estão em fase de finalização do projeto executivo para serem licitadas ainda este ano.
O serviço faz parte das 27 obras do Programa Ribeirão Mobilidade, cujo objetivo é oferecer maior qualidade de vida aos usuários do transporte coletivo urbano, garantindo agilidade e fluidez do trânsito, redução dos pontos de congestionamento e criação de conexões diretas de um ponto a outro da cidade e, consequentemente, menos tempo dentro do ônibus.
Ao todo, serão 56 quilômetros de corredores de ônibus percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis, viadutos, recapeamentos asfálticos, duplicação de avenida e abertura de vias públicas que proporcionarão maior conforto a 4.154.118 de usuários do transporte público.
O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Acelerção do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento e o restante, cerca de R$ 190 milhões, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.
Na quarta-feira da semana passada, dia 13, foi assinada a ordem de serviço que autoriza a implantação do primeiro corredor de ônibus de Ribeirão Preto, na avenida do Café, que liga o Centro ao Jardim Monte Alegre e ao campus da Universidade de São Paulo (USP), passando por Vila Tibério e Vila Amélia, na Zona Oeste da cidade.
O corredor e uma ciclovia serão construídos ao longo de seus 3,23 quilômetros, beneficiando exatos 116.709 usuários do transporte coletivo urbano. O prazo de execução da obra é de dez meses – setembro do ano que vem, sendo que anteriormente a prefeitura havia anunciado para agosto.
Por meio de processo licitatório, a empresa DGB Engenharia foi contratada por R$ 14.865.789,59, permitindo uma economia de 18,25% aos cofres públicos frente ao valor estimado inicialmente de R$ 18.185.496,77. A implantação do corredor de ônibus na avenida do Café contará com uma faixa preferencial de ônibus por toda a extensão da via, desde a USP até o Terminal Rodoviário.