Nesta segunda-feira, 21 de março, a Secretaria Municipal da Saúde começou a aplicar a quarta dose da vacina (ou a segunda adicional) contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos que receberam a terceira carga até 19 de novembro – há pelo menos quatro meses. As primeiras 3.600 vagas foram abertas na sexta-feira (18).
Este número envolve ainda maiores de 18 anos e imunossuprimidos que precisam da dose adicional contra a covid-19. Neste caso, as vagas são para quem necessita da terceira carga dos imunizantes Coronavac/Sinovac/Butantan, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e Pfizer/BioNTech e recebeu a segunda carga até o dia 19 de novembro, e também para imunossuprimidos.
Vale para quem recebeu a segunda carga de algum desses imunizantes com intervalo mínimo de quatro meses. Outras 4.500 vagas foram abertas ontem para quem recebeu a última dose até 20 de novembro e também para idosos acima de 80 anos e imunissuprimidos. Para este grupo a campanha será a partir das 8h30 desta terça-feira (22), em 32 das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.
Ainda nesta terça-feira, a partir das 9h30, mais 4.100 vagas serão abertas para estes grupos de idosos acima de 80 anos (quarta dose), imunossuprimidos e adultos maiores de 18 anos que receberam a segunda carga até 21 de novembro. A campanha será na quarta-feira (23), a partir das 8h30, em 32 postos. O agendamento deve ser feito no portal oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br).
As pessoas acamadas destes grupos podem receber o imunizante em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Além do site, idosos e imunossuprimidos que serão vacinados amanhã podem se credenciar até o meio-dia desta terça-feira pelos telefones (16) 3977-9441 ou 3977-9442.
Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio Serviço de Atenção Domiciliar, pelo telefone 3977-7111. O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário de imunização. Também dá acesso ao site para impressão da ficha do Vacivida.
A Secretaria Municipal da Saúde informa que o agendamento para idosos acima de 80 anos que precisam da quarta dose será aberto diariamente no portal da prefeitura. A vacina estará disponível para quem recebeu a última dose há pelo menos quatro meses. Ainda reitera que, de acordo com o decreto n° 70 de 18 de março, é obrigatório o uso de máscaras em locais destinados a prestação de serviços de saúde.
Documentos
Nos locais de vacinação, idosos, imussuprimidos e maiores de 18 anos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG), por exemplo –, comprovante de residência, ficha Vacivida preenchida e número do protocolo do agendamento e comprovante da segunda ou da terceira dose. Desde 20 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde imunizou ou abriu agendamento para aplicar a terceira dose em 345.800 pessoas maiores de 18 anos.
Ribeirão Preto segue o calendário do Programa Estadual de Imunização (PEI). O governo de São Paulo começou a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para idosos acima dos 80 anos nesta segunda-feira. Reforça que é necessário o intervalo mínimo de quatro meses em relação à aplicação da terceira dose para a aplicação do reforço.
A recomendação do Comitê Científico é que todos os imunizantes disponíveis da rede pública de Saúde poderão ser aplicados nesta nova etapa da campanha. Ou seja, quaisquer vacinas que estiverem disponíveis nos postos poderão ser aplicadas – Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.
O público estimado nesta faixa etária é de 900 mil pessoas. O Ministério da Saúde deve anunciar a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com mais de 80 anos em todo o país. De acordo com fontes do governo, a nova rodada deve ser divulgada em breve.