Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Alessandro Hirata é o secretário municipal de Justiça de Ribeirão

FOTO: ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

Na manhã desta terça-feira, 18 de maio, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou o nome do novo secretário de Jus­tiça, Alessandro Hirata. A nova pasta foi criada com a aprovação do projeto número 018/2021 – virou lei em 29 de abril com a sanção publicada no Diário Oficial do Município (DOM) –, sobre a ampla reforma adminis­trativa no município.

Segundo Nogueira, Alessan­dro Hirata vai coordenar uma “superpasta”. A antiga Secretaria Municipal de Negócios Jurídi­cos virou Secretaria Municipal de Justiça e será responsável pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), Órgão de Proteção ao Consumidor (Procon-RP, saiu do controle da Secretaria Mu­nicipal de Assistência Social), Departamento de Fiscalização Geral (deixou de ser subordi­nado à Secretaria Municipal da Fazenda) e também pelo Depar­tamento de Direitos Humanos e Igualdade Racial.

A reforma também cria a Controladoria Geral do Muni­cípio (CGM), vinculada ao gabi­nete do prefeito. Será composta pelo controlador-geral – cargo que deverá ser ocupado por fun­cionário efetivo, assim como outras quatro funções da pasta – e abrigará a Auditoria Geral, Ouvidoria Geral do Município, Corregedoria Geral auxiliada pela Comissão Sindicante Per­manente, Departamento de Promoção da Integridade e pelo Conselho de Controle Interno do Município.

Segundo o DOM de 29 de abril, o prefeito vetou as emen­das parlamentares que preten­diam manter o Arquivo Público e Histórico na Secretaria Muni­cipal da Cultura e Turismo, ape­sar dos protestos de historiado­res, educadores e pesquisadores, inclusive com uma carta aberta assinada por 50 pessoas e enti­dades ligadas ao setor e um ofí­cio encaminhado ao Ministério Público de São Paulo (MPSP).

O departamento virou Divi­são de Gestão de Arquivo e ago­ra está sob a tutela da Secretaria Municipal da Administração. A prefeitura diz que a transferência “não altera sua essência ou tipi­ficação, e a proposta de alocá-la em uma secretaria com mais recursos, possibilita um maior amparo aos projetos e manu­tenção do acervo, de forma que a mudança, de fato, não traz em si, nenhum aspecto negativo”, diz o texto. O Arqui­vo Público e Histórico fica na rua General Osório nº 768, no Centro, em frente à praça Ba­rão do Rio Branco.

Em abril, Duarte Noguei­ra anunciou as primeiras mu­danças em seu atual mandato (2021-2024) frente ao Palácio Rio Branco. No dia 5, o superin­tendente do Departamento de Água e Esgotos (Daerp), Afonso Reis Duarte, deixou a autarquia e assumiu a Secretaria Munici­pal da Fazenda.

Demerval Prado Junior dei­xou a pasta a pedido, alegando motivos de ordem pessoal. Já para o Daerp foi nomeado o ex­-superintendente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Antonio Carlos de Oliveira Ju­nior. Ele comandou a compa­nhia durante a primeira gestão de Nogueira (2017 a 2020), mas foi exonerado do cargo no final de dezembro.

No dia 13 de abril, a chefe da Divisão de Gerenciamento do Procon-RP, Ana Paula de Paiva, deixou o comando do órgão após concluir o trabalho de reestruturação do departa­mento que defende os direi­tos do consumidor. Francisco Mango Neto assumiu.

No primeiro mandato de Duarte Nogueira à frente da prefeitura de Ribeirão Preto, ocorreram 24 mudanças no alto escalão. Foram 15 baixas e nove remanejamentos em 17 das então 25 secretarias, autar­quias, empresas de economista mista e principais repartições municipais, 68% do total. Em quatro anos, não houve mu­danças em oito dos 25 setores principais, 32% do total.

Não ocorreram alterações em três secretarias municipais, as de Saúde, da Fazenda e da Casa Civil, no Daerp e na Fun­dação Dom Pedro II. Duarte Nogueira também não precisou mudar o comando do Instituto de Previdência dos Municipiá­rios (IPM) e do Serviço de As­sistência à Saúde dos Municipiá­rios (Sassom) e da Transerp.

Alessandro Hirata
Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo em 2001, Alessandro Hirata é dou­torado em direito pela Ludwig­-Maximilians-Universität Mün­che- em 2007. Atuou como livre-docente em direito romano pela Universidade de São Paulo em 2008 e como professor as­sistente junto ao Leopold-Wen­ger-Institut da Ludwig-Maximi­lians-Universität München.

Também ministrou aulas na Universidade de Magdeburg, na Alemanha, na Universidade de Sassari, na Itália. Atualmente é professor associado da Faculda­de de Direito de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito privado, Direito Romano, Di­reito Civil, História do Direito e Direito Comparado.

Nova composição da administração
– Secretaria da Administração
André Almeida Morais
– Secretaria da Assistência Social
Renata Corrêa Fregoldo
– Secretaria da Casa Civil
Ricardo Aguiar
– Secretaria de Governo
Antonio Daas Abboud
– Secretaria de Obras Públicas
Pedro Luiz Pegoraro
– Secretaria da Cultura e Turismo
Isabella Pessotti
– Secretaria da Educação
Felipe Elias Miguel
– Secretaria de Esportes
André Trindade
– Secretaria da Fazenda
Afonso Reis Duarte
– Secretaria da Infraestrutura
Carlos Eduardo Nascimento Alencastre
– Secretaria de Inovação e Desenvolvimento
José Eduardo Molina
– Secretaria do Meio Ambiente
Samuel Sollito
– Secretaria de Justiça
Alessandro Hirata
– Secretaria de Obras Públicas
Pedro Luís Pegoraro
– Secretaria de Planejamento e Gestão Pública
Daniel Marques Gobbi
– Secretaria da Saúde
Sandro Scarpelini
– Companhia de Desenvolvimento Econômico
Marine Oliveira Vasconcelos
– Companhia Habitacional Regional
Nilso- Baroni
– Departamento de Água e Esgotos
Antonio Carlos de Oliveira Junior
– Empresa de Trânsito e Transporte Urbano
Marcelo Galli
– Fundação Dom Pedro II
Nicanor Antonio Lopes
– Guarda Civil Metropolitana
Domingos Fortuna
– Instituto de Previdência dos Municipiários
Maria Regina Ricardo
– Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários
Tássia Corrêa Rezende
– Coordenadoria de Comunicação Social
Rennata Bianco
– Fundo Social de Solidariedade
Mariana Jábali (atual)
– Defesa Civil
Tiago Caldeira
– Fiscalização Geral
Antonio Carlos Muniz
– Órgão de Proteção ao Consumidor (Procon-RP)
Francisco Mango Neto

– Fundação Instituto do Livro

Cristiane Bezerra

Postagens relacionadas

Vendas caem 60% na Nove de Julho durante obras

Redação 2

Horário de verão fica para o próximo dia 4

Redação

São Roque, a “Terra do Vinho”

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com