A eleição para prefeito de Ribeirão Preto ganhou novos nomes no final de semana e, agora, a cidade já tem nove candidatos oficiais – oito homens e uma mulher –, mas este número deve chegar a dez com a definição do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que vai lançar a professora, escritora, historiadora e produtora cultural Cristiane Framartino Bezerra (leia nesta página).
Depois de muita especulação, o presidente da Câmara, Lincoln Fernandes, oficializou sua candidatura pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em convenção realizada no sábado, 12 de setembro. A legenda fez coligação com o Avante e ainda não escolheu o candidato a vice-prefeito. Fernandes exerce seu primeiro mandato de vereador, tendo sido eleito em 2016 com 3.601 votos.
Ele ocupa a presidência da Câmara pelo segundo ano consecutivo e disputa pela primeira vez o Palácio Rio Branco. Ainda no sábado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do deputado federal Ricardo Silva, homologou o nome da professora Suely Vilela, de 66 anos, para concorrer ao cargo de prefeita. Ela é professora universitária e foi reitora da Universidade de São Paulo (USP).
Também foi secretária da Educação no início da administração Duarte Nogueira, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2018, disputou a eleição para deputada estadual pelo PSB, mas não conseguiu se eleger. Obteve 8.262 votos. O candidato a vice ainda não foi definido.
Ainda no sábado, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) escolheu o advogado Vanderley Caixe Filho como candidato a prefeito. O advogado de 42 anos foi coordenador da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ribeirão Preto, integrou a comissão estadual sobre o tema e a Comissão de Defesa do Consumidor. Ainda não foi definido quem será o seu candidato a vice.
No domingo (13), o Partido dos Trabalhadores (PT) homologou a candidatura do promotor aposentado e professor universitário Antônio Alberto Machado para a prefeitura. Ele tem 62 anos e oi promotor de habitação e Urbanismo. A professora e ex-secretária municipal da Educação na administração Antonio Palocci, Elsa de Paula Rossi foi a escolhida para concorrer a vice-prefeita.
Com as convenções do final de semana, que homologaram mais quatro candidaturas, Ribeirão Preto já tem nove concorrentes oficiais ao cargo de prefeito. A lista traz o candidato à reeleição Duarte Nogueira (PSDB), de 56 anos, com Daniel Marques Gobbi (Progressistas) para vice; e Mauro Inácio, de 51 anos, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com Mayra Ribeiro completando a chapa.
Também estão na disputa o coronel Luis Henrique Usai, de 56 anos, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), com Sueli Albanezi Gonzalez para vice; Fernando Chiarelli, de 63 anos, pelo Patriota (Patri) em dobradinha com Valter Vanzo Junior, o Sargento Vanzo; e Emilson Roveri, de 59 anos, do Rede Sustentabilidade, com Luiz Mariano para vice.
No MDB, o juiz aposentado João Agnaldo Donizeti Gandini, de 63 anos, desistiu da disputa e a legenda anunciou Cristiane Framartino Bezerra para disputar o Palácio Rio Branco. O nome do vice na chapa será definido nesta terça-feira (15) e deve vir do Partido Social Liberal (PSL).
As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.
Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores aptos a votar em novembro deste ano, segundo dados atualizados e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A quantidade de pessoas que poderão escolher prefeito e vereadores na cidade é 1,48% superior ao eleitorado de 435.369 “ribeirão-pretanos” da última eleição municipal, em outubro de 2016 – são 6.476 a mais.
Os nove candidatos à prefeitura de Ribeirão
PSDB
Prefeito: Duarte Nogueira Júnior Vice: Daniel Marques Gobbi (PP)
PDT
Prefeito: Lincoln Fernandes Vice: não definido
PSB
Prefeita: Suely Vilela Vice: não definido
PT
Prefeito: Antônio Alberto Machado Vice: Elsa de Paula Rossi
PSOL
Prefeito: Mauro Inácio Vice: Mayra Ribeiro
PRTB
Prefeito: Coronel Luis Henrique Usai Vice: Sueli Albanezi Gonzalez
Patriota
Prefeito: Fernando Chiarelli Vice: Sargento Valter Vanzo Junior
Rede Sustentabilidade
Prefeito: EmilsonRoveri Vice: Luiz Mariano
PCdoB
Prefeito: Vanderley Caixe Filho Vice: não definido