A disputa pela prefeitura de Ribeirão Preto já tem cinco candidatos confirmados em convenções partidárias. Na segunda-feira, feriado de Sete de Setembro, Dia da Independência, o nome do atual chefe do Executivo, o engenheiro agrônomo Duarte Nogueira Júnior, de 56 anos, foi oficializado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
O tucano vai tentar a reeleição. Terá como candidato a vice na chapa “Reconstruindo Ribeirão” o advogado Daniel Marques Gobbi, do Progressistas (PP). O PSDB também estará coligado com o Partido Liberal (PL), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Democratas (DEM), Republicanos e Partido Social Cristão (PSC).
No mesmo dia, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou a candidatura do professor Mauro Inácio, de 51 anos. A candidata a vice na chapa “Ribeirão para a maioria” é a assistente social Mayra Ribeiro. O partido não fez coligação. Na sexta-feira, 4 de setembro, três partidos oficializaram as candidaturas. É a terceira vez que Inácio disputa o Palácio Rio Branco.
O coronel reformado da Polícia Militar Luis Henrique Usai, de 56 anos, vai concorrer pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A candidata a vice na chapa denominada “Ribeirão próspera e harmônica” é a professora Sueli Albanezi Gonzalez. A legenda não fez coligação e terá chapa “puro sangue”.
O Patriota (Patri) também oficializou a candidatura do professor de literatura e inglês Fernando Chiarelli, de 63 anos, à prefeitura de Ribeirão Preto. Essa será a terceira vez que ele disputa o Palácio Rio Branco. Seu vice na chapa “Chiarelli Mito” será o militar reformado Valter Vanzo Junior, o Sargento Vanzo.
Ainda na sexta-feira, o Rede Sustentabilidade oficializou a candidatura do professor universitário Emilson Roveri, de 59 anos. O anúncio aconteceu durante convenção online do partido, reservada aos correligionários. Essa é a segunda vez que ele disputa uma vaga para a chefia do Executivo. O candidato a vice na chapa “Ribeirão moderna, mais alegre e menos desigual” é Luiz Mariano. O partido não fez coligação.
Dentre os pré-candidatos que anunciaram a intenção de disputar a eleição para prefeito em Ribeirão Preto, faltam ser oficializadas, em convenções partidárias, os nomes do promotor aposentado Antonio Alberto Machado (PT), do juiz aposentado João Agnaldo Donizeti Gandini (MDB), do empresário Rodrigo Junqueira (PSL) e do advogado Vanderley Caixe Filho (PCdoB).
A convenção do Partido Social Liberal para homologar o nome de Rodrigo Junqueira e para a definição dos candidatos a vereador pela legenda será realizada neste sábado, 12 de setembro. Será presencial, no Taiwan Hotel, no Centro, das nove às 14 horas.
As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.
Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores aptos a votar em novembro deste ano, segundo dados atualizados e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A quantidade de pessoas que poderão escolher prefeito e vereadores na cidade é 1,48% superior ao eleitorado de 435.369 “ribeirão-pretanos” da última eleição municipal, em outubro de 2016 – são 6.476 a mais.