A Secretaria Municipal da Saúde atualizou nesta quarta-feira, 1º de abril, os dados sobre o novo coronavírus em Ribeirão Preto. Mais sete casos de pacientes com a covid-19 foram registrados, elevando o número de infectados na cidade de 47 para 54, mas o município ainda aguarda pelo resultado de 553 exames que estão no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
A quantidade de exames pendentes disparou porque, a partir deste mês, todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também estão sendo testados para covid-19. A cidade também já descartou o perigo de infecção por coronavírus em 77 pessoas. Ribeirão Preto também tem uma morte por covid-19, a primeira do interior paulista.
A vítima é um homem de 36 anos de idade que apresentava comorbidades – lutava contra três doenças crônicas –, vinha sendo atendido pelo setor de Hematologia do Hospital das Clínicas e faleceu durante a madrugada de quinta-feira (26), às 2h33, no HC. O paciente, morador de Ribeirão Preto, mas natural do Pará, era tratado de mieloma múltiplo, neoplasia óssea e insuficiência renal.
Seu caso foi notificado ao serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde em 23 de março e, testado positivo para o coronavírus, aguardava confirmação por contraprova. O rapaz estava internado no HC já havia algum tempo.
A prefeitura de Ribeirão Preto vai encaminhar amostras de todos os exames de pacientes internados com SRAG no município para que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP) faça exames do novo coronavírus. Os testes vão ocorrer em todas as pessoas internadas desta quarta-feira e até 9 de abril.
Cada hospital fará a retirada de amostras, que serão encaminhadas ao HC, que foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para realizar os testes. A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma circular às unidades de saúde para que as amostras sejam encaminhadas. A meta é traçar um detalhamento da doença no município.
A recomendação aos hospitais particulares que optarem por mandar exames dos pacientes a laboratórios privados é que outra amostra seja enviada ao HC. Ribeirão Preto fechou março com 141 notificações de SRAG, sendo que parte destes pacientes foram internados.
O Polo Covid-19 começou a atender na Unidade de Pronto Atendimento Doutor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da Treze de Maio, no Jardim Paulista, Zona Leste de Ribeirão Preto. Quatro tendas foram montadas para atendimento dos casos suspeitos de coronavírus, causador da covid-19. O polo vai prestar atendimento médico e pediátrico 24 horas, exclusivo para pacientes com queixas respiratórias e febre para evitar exposição a outras pessoas.
O local funcionará como centro específico da seguinte forma: quando a pessoa não apresentar sintomas ou tiver sintomas leves, será encaminhado para a ala comum. Somente nesta quarta-feira, da zero hora até as cinco da tarde, 126 pessoas foram atendidas. Todas passaram pela triagem e as que apresentaram sinais mais graves foram encaminhadas para dentro da UPA, que está toda preparada para receber eventuais pacientes de covid-19. Os casos menos graves também foram encaminhados adequadamente.
Doação
O Fundo Social de Solidariedade, que realiza a campanha “Ribeirão Solidária” para arrecadação de recursos financeiros, alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social arrecadou até esta segunda-feira, dia 31 de março, R$ 19.915,00 em dinheiro, 85 cestas básicas doadas, 20 voluntários cadastrados e cinco já estão trabalhando.
As doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal podem ser feitas diretamente no Fundo Social ou no Banco de Alimentos, durante a semana, e aos finais de semana, na Secretaria de Assistência Social. Já a doação em dinheiro, pode ser realizada pela conta: Banco do Brasil: 001, Agência: 0028-0, Conta: 230425-2 e CNPJ: 56.024.581/0001-56.