Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

RP já tem 217 casos de covid-19

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Ribeirão Preto registrou mais dez casos de coronaví­rus nesta segunda-feira, 20 de abril, e o número de pessoas com covid-19 subiu de 207 no domingo (19) para 217. O município ainda aguarda o resultado de 348 exames que estão represados nos la­boratórios, mas a partir desta semana as análises devem ga­nhar agilidade. Já foram des­cartadas 555 suspeitas. Em relação ao dia 1º deste mês, quando o município tinha 54 pessoas infectadas, o número atual é quatro vezes superior.

O crescimento em 20 dias chega a 301,8%, com 163 ca­sos a mais – média de oito contágios a cada 24 horas. A cidade também já tem cinco mortes por causa covid-19 e a taxa de letalidade, consi­derando o número de óbitos em relação ao total de infec­ções, recuou para 2,3%, bem abaixo dos índices mundial (6,9%), nacional (6,3%) e es­tadual (7,1%).

Segundo a Secretaria Mu­nicipal da Saúde, a cidade já recebeu 1.120 notificações de supostas ocorrências da co­vid-19. São quatro de em fe­vereiro, 551 de março e 565 de abril. Dentre os 217 casos confirmados estão 113 do mês passado e 104 do atual – cinco por dia. Os dados foram divul­gados no Boletim Epidemio­lógico, por meio do Departa­mento de Vigilância em Saúde.

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacien­tes com sintomas de covid-19 era de 32,7% até a manhã de quinta-feira (16) – a situação começa a ficar grave quando atinge 50%. Os números do Departamento regional de Saúde (DRS-XIII) mostram que a cidade tem 110 leitos de UTI preparados para atender pacientes com coronavírus, com 36 internados. Já em re­lação aos leitos de enferma­ria, a cidade possui 160 com 43 pessoas – taxa de 26,87%.

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou na quin­ta-feira mais uma morte por influenza em Ribeirão Preto. O óbito ocorreu em março, mas o resultado do exame só foi divulgado nesta semana. Já são quatro falecimentos na cidade neste ano por al­gum tipo de vírus da gripe. Ribeirão Preto já tem 66 ca­sos confirmados de síndro­me respiratória aguda grave (Srag), segundo o Boletim Epidemiológico da Secreta­ria Municipal da Saúde, mas 56 são de Sars-Cov-2 (coro­navírus) – 27 de março e 29 deste mês. Os outros dez são de influenza: cinco de Flu B, três não identificados (“Srag A não subtipado”), um de H3N2 e um de H1N1.

Quatro destes casos re­sultaram em mortes, um pelo vírus H3N2, outro pelo Flu B e dois não iden­tificados (“não subtipado”). No total, Ribeirão Preto já registrou nove óbitos por síndrome respiratória agu­da grave neste ano. Os ou­tros cinco óbitos ocorreram porque as vítimas foram in­fectadas pelo novo corona­vírus, causador da covid-19. O número de pacientes com Srag cresceu desde o início do ano. Em janeiro eram oito casos, em fevereiro su­biu para doze e em março o número saltou para 145.

Em apenas 17 dias, o mês de abril já revela 164 pacien­tes com a síndrome respirató­ria, mas que ainda aguardam o resultado para o coronaví­rus e outras doenças como pneumonia, influenza e gripe comum – oito por dia. No mesmo mês de 2019 foram 31 casos suspeitos. Em 2020, a Secretaria da Saúde recebeu 329 notificações de Srag.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

William Teodoro

RP investirá R$ 1 bi na ‘folha’

Redação 1

Temer decide não fazer pronunciamento sobre nova denúncia da PGR

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com