Ribeirão Preto registrou apenas mais onze casos de coronavírus em 24 horas e o número de pessoas com covid-19 subiu de 259 para 270. O município ainda aguarda o resultado de 357 exames que estão represados nos laboratórios. A expectativa é de que o diagnóstico destes testes seja anunciado nos próximos dias, já que o Instituto Adolfo Lutz zerou a fila da testagem na semana passada, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
Já foram descartadas 797 suspeitas. Dentre os 17 mil exames pendentes no Instituto Adolfo Lutz estavam os de Ribeirão Preto. A cidade também já tem sete mortes por causa covid-19 e a taxa de letalidade, considerando o número de óbitos em relação ao total de infecções, caiu de 2,7% para 2,6%, bem abaixo dos índices mundial (6,9%), nacional (6,9%) e estadual (8,5%).
O óbito mais recente foi anunciado na segunda-feira (27). A vítima é uma mulher 70 anos, diabética e com doença cardiovascular crônica. Ela faleceu no domingo (26), em um hospital particular da metrópole. Antes, um homem de 73 anos com diabetes e doença pulmonar crônica, que foi atendido em um hospital público, morreu na quinta-feira (23). No dia 14, a prefeitura anunciou o falecimento de um senhor de 87 anos portador de doenças cardiovascular e neurológica crônicas.
O primeiro óbito no município ocorreu em 26 de março. O paciente era um farmacêutico de 36 anos, atendido no Hospital das Clínicas, que já tinha comorbidades, como imunodeficiência e doença renal crônica. O paciente era tratado de mieloma múltiplo, neoplasia óssea e insuficiência renal. No dia 3, Ribeirão Preto registrou o falecimento pela doença de um engenheiro agrônomo de 76 anos atendido em hospital privado – neste caso, não havia nenhuma comorbidade notificada.
O terceiro óbito ocorreu em 4 de abril, num hospital público. A paciente era uma mulher de 89 anos com doença neurológica crônica. No dia 5, Ribeirão Preto registrou a quarta morte por covid-19 – de um homem de 57 anos com diabetes e doença cardiovascular crônica, atendido em um hospital público.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a cidade já recebeu 1.424 notificações de supostas ocorrências da covid-19. São quatro de em fevereiro, 551 de março e 869 de abril. Dentre os 270 casos confirmados estão 114 do mês passado e 156 do atual – cinco por dia. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde.
A incidência de mortes da covid-19 em Ribeirão Preto é de uma por 100 mil habitantes. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde na sexta-feira, a cidade tem 17,6% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados com pacientes de covid-19.
O Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) para acompanhamento dos índices de distanciamento social e de isolamento durante a quarentena do novo coronavírus, indica que o percentual de pessoas que decidiram ficar em casa em Ribeirão Preto segue abaixo da média estadual, que foi de 48% na segunda-feira.
Em Ribeirão Preto, ficou em 41%, mesmo índice de sexta-feira (24). O ideal é 70% e o aceitável, de 50%. O monitoramento acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes. O Simi-SP faz o levantamento dos índices em outras cidades da região: Barretos (46%), Bebedouro (56%), Franca (43%), Jaboticabal (48%) e Sertãozinho (48%).