Ribeirão Preto não tem nenhum caso confirmado de coronavírus, o covid-19. Até agora, das 32 notificações, 13 suspeitas já foram descartadas e 19 aguardam os exames que estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Mesmo assim, a prefeitura de Ribeirão Preto decidiu adotar medidas de prevenção para evitar a propagação da doença.
A administração determinou a suspensão, partir da próxima segunda-feira, 23 de março, das aulas nas 108 escolas a rede municipal de ensino. A medida atinge cerca de 47 mil alunos de 108 escolas. O anúncio foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), na manhã de domingo (15), em coletiva de imprensa no Palácio Rio Branco. A suspensão valerá por duas semanas, até 3 de abril – volta no dia 6 –, mas pode ser prorrogada.
Também participaram os secretários Sandro Scarpelini (Saúde) e Felipe Elias Miguel (Educação) e o representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rodrigo Stabeli. Na semana passada, o governador João Doria (PSDB) já havia anunciado a suspensão das aulas nas mais de cinco mil escolas da rede estadual, que conta com aproximadamente 3,5 milhões de alunos. Serão interrompidas gradualmente a partir desta semana até 23 de março, quando a paralisação será total nas unidades de ensino.
A Região Administrativa de Ribeirão Preto contempla as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Sertãozinho. São 32 municípios, 165 escolas e 99,4 mil estudantes matriculados na rede estadual da região são 82 na metrópole, com cerca de 46 mil estudantes. A interrupção das aulas e restrição de eventos com público visa reduzir a circulação de pessoas, uma vez que os serviços de saúde confirmaram a transmissão local do covid-19 em São Paulo. A contaminação já ocorre entre pessoas que residem no Estado e não viajaram para países onde a contaminação ocorria anteriormente.
Outra medida adotada por Nogueira será a realização, até sexta-feira (20), de um trabalho de conscientização junto á equipe gestora do município, professores, pais e alunos para o reforço dos protocolos de higiene e orientações para o período de suspensão das atividades pedagógicas presenciais, segundo as diretrizes do Ministério da Saúde e do governo estadual.
O prefeito garante que não haverá prejuízo para os alunos, pois serão elaboradas e executadas atividades pedagógicas alternativas para esta situação. Durante o período de suspensão das auçlas, as secretarias das unidades escolares manterão o atendimento ao público das 10h às 15 horas.
As medidas anunciadas seguem as diretrizes dos governos, federal e estadual, está a preparação das equipes gestoras, professores, alunos e pais para o período de suspensão das aulas na rede municipal de ensino e recomendação de eventos com mais de 500 pessoas.
Foi determinado também que o secretário Sandro Scarpelini será o único representante do governo municipal para falar sobre o coronavírus. A medida é para evitar as fake news e inclui também a divulgação, a partir desta segunda-feira, de um boletim diário com todas as informações sobre a situação do coronavírus em Ribeirão Preto.
A divulgação será feita no final da tarde. Entretanto, Scarpelini garantiu que se algum caso for confirmado antes da divulgação, a imprensa será avisada imediatamente. Nesta segunda-feira, Duarte Nogueira assinou um decreto que estabelece medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio do novo coronavírus. Além da sugestão de suspensão de eventos públicos com previsão de mais de 500 pessoas e da suspensão de aulas, também suspende temporariamente as férias dos servidores da Secretaria da Municipal Saúde, de 1º de abril a 15 de maio.
Além disso, autoriza o Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) a suspender o recadastramento (prova de vida) dos servidores inativos pelo período de 60 dias. A administração direta e a indireta também estão autorizadas, pelo decreto, a adotarem medidas que facilitem o atendimento público não-presencial.
As secretarias municipais poderão suspender atividades sociais, esportivas e lúdicas que ofereçam risco de transmissão do vírus. A Secretaria de Esportes já definiu que irá suspender as atividades. Os servidores municipais, com exceção dos funcionários da saúde e da segurança, poderão exercer suas atividades em casa.
“Estamos discutindo todas as medidas que serão adotadas. Não tomaremos nenhuma medida sem discutir com a sociedade, mas precisamos ter precaução neste momento de risco de transmissão do vírus, muito embora Ribeirão Preto ainda não tenha caso confirmado da doença”, disse o prefeito Duarte Nogueira.
O protocolo municipal de enfrentamento ao coronavírus está disponível no site www. ribeiraopreto.sp.gov.br, no link da Secretaria Municipal da Saúde sobre o coronavírus.