A prefeitura de Ribeirão Preto assina nesta quinta-feira, 4 de maio, as ordens de serviços para início das obras de implementação dos corredores de ônibus da avenida Presidente Castelo Branco (SPA 307-330), na Zona Leste, e do quadrilátero central.
As liberações serão assinadas pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), em cerimônia agendada paras nove horas, no estande do governo municipal na 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que acontece até esta sexta-feira (5).
Com a emissão das ordens de serviço, as obras podem começar imediatamente, mas a data exata só deve ser anunciada durante o evento político. Na semana passada, entidades de classe da cidade entregaram um Plano de Ação ao prefeito pedindo suspensão e flexibilização das interdições em datas sazonais (leia nesta pÁgina)
O corredor exclusivo para ônibus da Castelo Branco será feito pela Autem Engenharia Ltda., que ofereceu valor global de R$ 26.123.173,77. A licitação da faixa exclusiva do quadrilátero central foi vencida pela DGB Engenharia e Construções Ltda., com a proposta de R$ 20.774.887,51.
Total – No total, a administração Duarte Nogueira (PSDB) está investindo mais R 46.898.061,28 nas duas obras. A homologação das duas licitações está prevista para os próximos dias e em seguida será feita a assinatura dos contratos.
Centro – O corredor de ônibus do quadrilátero central terá quatro quilômetros e serão implantados nas avenidas Doutor Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves e nas ruas Florêncio de Abreu, Lafaiete, Visconde de Inhaúma e a Barão do Amazonas.
Na Jerônimo Gonçalves, o corredor começará na Francisco Junqueira e seguirá até o Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig, perto da Câmara. Na avenida Francisco Junqueira, o corredor terá início na altura da rua Barão do Amazonas e seguirá até a Jerônimo Gonçalves.
Já as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que seguem paralelas, receberão corredores entre a Jerônimo Gonçalves e a avenida Independência, sendo que o corredor de ônibus desta última avenida já está pronto e em funcionamento.
Por fim, as ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, paralelas entre si, terão corredores de ônibus entre a Francisco Junqueira e a avenida Nove de Julho, que também ganhará corredores de ônibus, mas como será totalmente restaurada, a licitação para as obras na histórica avenida será feita separadamente.
Zona Leste – Na avenida Presidente Castelo Branco, o corredor será implantado em toda a marginal da rodovia, passando ainda pelas avenidas Treze de Maio e Capitão Salomão e rua Goiás, até encontrar o corredor da avenida Saudade/rua São Paulo. Este trecho abrange os bairros Lagoinha, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Mosteiro e Campos Elíseos.
Já o corredor de ônibus na avenida Costábile Romano e ciclovia na avenida Maurílio Biagi, na Zona Leste, que foi suspenso pela prefeitura em janeiro,está passando por readequação de alguns detalhes do projeto. Após esta fase será aberta nova licitação.
O valor estimado era de R$ 39.156.320,95. A obra contemplará o trecho das avenidas Nove de Julho (entre a Presidente Vargas), Costábile Romano; Portugal, Presidente Kennedy, Castelo Branco e Lagoinha, na praça Sir Winston Churchil.
Além da ciclovia a ser construída na Maurílio Biagi, a obra vai contemplar também revitalização das calçadas e canteiros, rampas e piso podotátil para acesso de pessoas com deficiência, além de sinalização horizontal e vertical nos cruzamentos.
Entidades querem suspender obras
Em 27 de abril, Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) e Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciários) encaminharam ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB) a proposta de plano de ação com medidas para minimizar os prejuízos causados ao comércio da região Central por conta das obras de mobilidade, que terão início em maio.
Entre as medidas mais urgentes, sugeridas à prefeitura, as entidades solicitam que os trabalhos comecem somente após o Dia das Mães, segunda data mais importante do comércio. Entre outras propostas, o plano ainda pede interrupções/flexibilização das obras nos períodos específicos das principais datas sazonais do calendário varejista.
Os lojistas temem que as intervenções atrapalhem de imediato as vendas do Dia das Mães, o segundo Natal do comércio varejista, que neste ano será celebrado no dia 14 (segundo domingo do mês), além de outras datas sazonais durante o ano. Em 2022, os negócios cresceram 16% na comparação com o mesmo período de 2021.
Os comerciantes pedem, ainda, que as obras do Ribeirão Mobilidade e as interdições das vias, em dias estratégicos para as datas sazonais do calendário varejista, sejam interrompidas ou flexibilizadas para facilitar o acesso dos consumidores às lojas.
Pedem suspensão ou flexibilização de obras em datas sazonais como Dia das Mães (14 de maio), Corpus Christi (8 de junho), Dia dos Namorados (12 de junho), Dias dos Pais (13 de agosto), Dia da Independência (7 de setembro), Dia das Crianças (12 de outubro), Finaos m(2 de novembro), Black Friday (24 de novembro) e Natal (24 de dezembro).
Sugerem ainda que as medidas também sejam adotadas às vésperas das datas sazonais, como nos dois sábados que antecedem as celebrações. Em dezembro, a reinvidicação abrange a quinta-feira, dia 21, e todas as sextas-feiras, sábados e domingos até dia 23.
Nos dias que houver interrupções/flexibilizações, as entidades pedem que o redirecionamento dos trabalhos para pontos que não comprometam o acesso do público às lojas. Querem que a prefeitura e a empresa responsável pelas obras realizem ampla divulgação prévia.
Sugerem entre 15 a 20 dias de antecedência, comunicando aos comerciantes os trechos a serem interditados e o período previsto para tal, para que as lojas localizadas em trechos afetados possam se programar e buscar alternativas para atendimento aos clientes e vendas.
As três entidades solicitam também a cessão de vagas de Área Azul nas vias adjacentes, próximas aos trechos interditados, para que os lojistas possam implantar estruturas de “drive-thru”, caso necessário, conforme regras a serem estabelecidas e apenas no período em que o respectivo trecho de rua/avenida for impactado pelas obras.
O cronograma deverá priorizar as obras em vias com maior adensamento de estabelecimentos comerciais (para que sejam concluídas primeiro) ou, de preferência, em períodos em que não houver datas sazonais promocionais do varejo, como julho e setembro. No caso das intervenções em calçadas, deixar alguma espaço para o pedestre. No ano passado, os sindicatos tiveram a mesma iniciativa em relação às obras de mobilidade nos bairros.