Na tarde desta quarta-feira (11), foi inaugurado em Ribeirão Preto o Centro-Dia de Referência, uma unidade especializada no atendimento a crianças de zero a seis anos diagnosticadas com microcefalia e outras deficiências. É a primeira do Estado de São Paulo, uma das oito existentes em todo o país, e fruto de uma parceria entre os governos federal, estadual e prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (Semas) e o Instituto Limite.
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, não compareceu. Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), o secretário da Assistência Social, Guido Desinde Filho, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Paulo César Gentile, o promotor Luís Henrique Pacagnella, a presidente do Instituto Limite, Regina Mércia Hyppólito, e demais representantes da entidade.
“Esta é uma parceria com os governos federal e estadual, que irão investir, respectivamente, R$ 40 mil e R$ 20 mil. A prefeitura, através da Semas, é o coordenador deste trabalho, e o Instituto Limite é o parceiro responsável por oferecer o atendimento e os profissionais, atendendo não só as crianças, mas também suas famílias”, afirmou o prefeito durante seu pronunciamento.
Localizado no Alto da Boa Vista, na Zona Sul, o Centro-Dia possui capacidade para atender 150 crianças por mês, sendo que já estão cadastradas 43 famílias encaminhadas pela Secretaria Municipal da Saúde, com suspeita de meninos e meninas com microcefalias em decorrência do vírus da zika. A equipe é formada por assistente social, cuidadores e auxiliares de cuidadores, além de psicólogo e terapeuta ocupacional.