Tribuna Ribeirão
Economia

RP inaugura 1ª escola de moda

Na tarde desta quinta-feira, 5 de abril, o prefeito Duarte No­gueira Júnior (PSDB) e a primei­ra-dama e agora ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Samanta Duarte Noguei­ra – ela pediu exoneração a partir desta sexta-feira (6) porque será candidata nas eleições de outubro –, inauguraram a primeira escola de moda de Ribeirão Preto.

Também participaram da so­lenidade o vice-prefeito e secretá­rio de Assistência Social, Carlos Cezar Barbosa, sua esposa Ca­mila Sant’Anna, o presidente da Câmara Igor Oliveira (MDB), o coral do Fraterno Auxílio Cristão (FAC), vereadores e autoridades locais. O projeto tem como obje­tivo proporcionar inclusão social, dar oportunidades no mercado de trabalho e gerar renda às pes­soas em situação de vulnerabi­lidade social, além de estimular sua socialização.

A Escola de Moda de Ribei­rão Preto tem como foco a capa­citação profissional e habilitará um grande contingente de pes­soas para o trabalho autônomo ou vinculado a empresas e coo­perativas, buscando melhoria da qualidade de vida, promoção da autonomia, socialização, traba­lho em equipe, autovalorização do indivíduo, senso de empre­endedorismo e busca de rendas alternativas.

Além disso, pretende esti­mular a capacidade de criação e o desenvolvimento do senso estético para atenção aos deta­lhes, a fim de que os alunos ob­servem e reproduzam produtos desejados pelos consumidores, os quais poderão ser utilizados e comercializados.

“O objetivo é tentar despertar dentro de cada um esse espíri­to empreendedor. Nossa ideia é oferecer oportunidade às pessoas para que elas possam garantir sua renda, ter um mercado de tra­balho mais amplo e, ao mesmo tempo, para que todos tenham suas chances”, explica Duarte No­gueira. Já a primeira-dama res­salta que, apesar do alto índice de desemprego, oferecer uma capa­citação às pessoas é dar uma nova chance de inclusão no mercado de trabalho.

“Nosso público alvo são pes­soas que precisam ter uma renda, mas que não possuem qualifi­cação. Ribeirão é muito criativa no sentido de oferecer oportu­nidades e, no momento que o Brasil atravessa, se você capacita as pessoas, você possibilita que elas sejam empreendedoras”, afir­ma Samanta. “Eu sei o que é dar oportunidade de aprendizado e trabalho, pois nós temos o Cen­tro de Qualificação Profissional, que a cada três meses forma cerca de duas mil pessoas, e isso é de extrema importância. Oferecer oportunidade de aprendizado é algo fundamental neste momen­to importante do nosso país”, diz Carlos Cezar barbosa.

As atividades da Escola de Moda serão realizadas no Fun­do Social de Solidariedade, com oferecimento de cursos de corte e costura, modelagem, bordado em linha, bordado em pedraria, crochê e cartonagem às pessoas desempregadas. As inscrições serão começam na próxima segunda-feira (9) e vão até sex­ta da semana que vem, dia 13, diretamente na sede do FSS, na rua Cerqueira César nº 383, Centro. As aulas terão início em 24 de abril. Mais informa­ções podem ser obtidas pelos telefones (16) 3610-5143 ou 3625-7879.

Escola de Moda – O projeto teve início em 2011, pelo gover­no do Estado de São Paulo, com o objetivo de unir duas necessi­dades: a falta de oportunidade de emprego das pessoas carentes e a demanda, por parte de em­presários e estilistas, de mão de obra qualificada de costureiras e bordadeiras. Desde 2012, foram inauguradas mais de 600 Escolas de Moda em todo o Estado de São Paulo, com a qualificação de mais de 34 mil pessoas.

Postagens relacionadas

Riqueza de RP sobe 332% em 15 anos

Redação 1

Imposto de Renda 2019 – RP deve ter 167,2 mil declarações

Redação 1

CNI: indústria registra queda da atividade e do emprego em dezembro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com