Tribuna Ribeirão
Saúde

RP imuniza 1.199 idosos em um dia

ALFREDO RISK

Ribeirão Preto iniciou nes­ta quinta-feira, 11 de fevereiro, a imunização dos idosos com idade entre 85 a 89 anos, que estava prevista para come­çar na segunda-feira (15) em todo o Estado, mas foi anteci­pada na cidade por causa do ponto facultativo do feriadão de carnaval. O governador João Doria (PSDB) informou que também antecipou a vaci­nação deste público para esta sexta-feira (12).

Os idosos de 80 a 84 anos serão vacinados contra a co­vid-19 a partir de 1º de março nas 645 cidades do Estado de São Paulo. Ontem foram imu­nizadas 1.199 pessoas de 85 a 89 anos nos 36 postos dispo­níveis de Ribeirão Preto. Este total corresponde a 25,6% da meta para este público, for­mado por 4.675 senhores e senhoras.

Dona Maria Pedrini, de 85 anos, está entre as pessoas que já receberam a vacina. Ela foi vacinada na tarde de ontem, na Unidade Básica de Saúde Doutor Ítalo Baruffi, a UBS do Castelo Branco, na Zona Les­te, assim como dona Lourdes Morgado, de 88 anos.

Em Ribeirão Preto, a vaci­nação destes idosos será inter­rompida no final de semana prolongado de carnaval e volta na Quarta-Feira de Cinzas (17), depois das 13h30. Na quinta­-feira, dia 18, nesta sexta-feira (12), na próxima (19) e no sá­bado (20), o horário para rece­ber a dose da vacina será das 8h30 às 15 horas. As pessoas de 60 anos ou mais correspondem a 84,4% de todas as mortes por covid-19 no município.

Esta etapa da campanha de vacinação vai até sábado, 20 de fevereiro. Também já fo­ram vacinados de 2.069 idosos em asilos e casas de repouso e pessoas com mais de 90 anos, inclusive acamados. Este públi­co também pode pedir a vacina até dia 20. Até as 17 horas des­ta quinta-feira, 5.113 idosos já haviam agendado a vacinação via internet ou pelos telefones exclusivos para essa finalidade.

A antecipação foi possível por causa das 17.045 doses de vacina que chegaram à cidade na terça-feira (9). Deste total, 12.370 serão utilizadas para a segunda dose dos profissionais de saúde e 4.675 para a vaci­nação das pessoas com idades ente 85 e 89 anos. No total, já vieram para Ribeirão Preto 45.605. A rede municipal de Ribeirão Preto já tem 39.085 doses e outras 6.520 foram para o Hospital das Clínicas.

Os idosos de 85 a 89 anos somam 309 mil. A contrário do governo de São Paulo, que suspendeu o ponto facultativo durante o feriado de carnaval, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o Comitê Técnico de Contingenciamento do Coro­navírus decidiram pela conces­são para colocar Ribeirão Preto em estado de “dormência”.

A ideia é evitar uma taxa elevada de deslocamento das pessoas, já que as atividades comerciais serão suspensas neste período. A Secretaria Municipal da Saúde vai man­ter o critério de agendamento de dez idosos por hora, como já vem sendo realizado com as pessoas acima de 90 anos. O sistema foi adotado para não causar aglomeração nos postos de vacinação.

A vacina está disponível nas salas de vacinação de 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal neste primeiro momento, mas a secretaria orienta o idoso a fazer o agendamento prévio (já disponível), caso isso seja possível. Parentes, cuidadores e responsáveis por essas pes­soas devem acessar a página e preencher o formulário para inscrever os pacientes.

O link é http://www.ri­beiraopreto.sp.gov.br/agen­damento-vacinacao-covid/ index.xhtml. Na página o pa­ciente escolhe o dia, o horário e a unidade de saúde onde de­seja ser vacinado. O agenda­mento também pode ser feito pelo telefone (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442, lembran­do que a vacinação será volta­da exclusivamente a domici­liados em Ribeirão Preto.

Os idosos devem apresen­tar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovan­te de residência. O protocolo de agendamento será gerado após a finalização do processo.

O governo de São Paulo recomenda aos familiares de pessoas acima de 85 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a covid-19 e para que o Estado tenha uma ideia do volume de doses necessárias.

Postagens relacionadas

RP tem mais duas mortes por gripe

Redação 1

Com obesidade em alta, pesquisa mostra brasileiros iniciando vida mais saudável

Redação 1

OMS diz que coronavírus pode se tornar endêmico

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com