A Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento anunciou, na tarde desta quarta-feira, 29 de maio, diversas medidas de melhoria e integrações tecnológicas no âmbito da segurança pública municipal. A partir de agora, a Área Azul da RP Mobi passa a ser integrado com o sistema de segurança Sentry.
Com essa integração será possível fiscalizar veículos com buscas judiciais e/ou comunicação de furto e roubo. O serviço será realizado através das câmeras instaladas no carro de fiscalização da RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidade – que circulam por Ribeirão Preto.
O sistema de estacionamento rotativo conta com 96 vagas na avenida Saudade, nos Campos Elíseos, além de cinco pontos reservados para idosos, três para portadores de deficiência (PcD) , uma para serviços de emergência e três para operação de carga e descarga ou embarque e desembarque, além de seis áreas (bolsões) destinadas para motocicletas e similares.
São 302 vagas distribuídas em ruas perpendiculares à avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, Zona Norte da cidade. Na região Central de Ribeirão Preto são 1.231 pontos de estacionamento rotativo, totalizando 1.629. Veículos considerados em situação irregular nas vagas rotativas levam cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
“Esse é um conjunto de ações, estratégias e incorporação tecnológica para integrar aquilo que cada corporação já faz muito bem de uma maneira ainda mais organizada, para que possamos ter uma cidade ainda mais segura. De acordo com os últimos indicadores da Secretaria de Segurança Pública, Ribeirão Preto hoje é uma das cinco cidades brasileiras, do porte de 500 a um milhão de habitantes, mais seguras”, afirma o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Entre as ações, está a cooperação entre prefeitura e Polícia Rodoviária Federal para a integração ao Sistema Alerta Brasil e também a parceria com a empresa privada HD Center, com banco de dados de imagens de câmeras privadas para aplicação em segurança pública. “As parcerias são muito importantes porque vão nos auxiliar a fechar cada vez mais o cerco eletrônico formando uma ‘muralha digital’ de Ribeirão Preto”, destaca o secretário de Inovação e Desenvolvimento, Wilson França.
Outro destaque anunciado é o “aplicativo SOS”. A ferramenta é direcionada para servidores municipais que estão sujeitos a situações de risco, como, diretores de escola, servidores da saúde em pronto socorro ou Unidades Básicas de Saúde (UBS), fiscais de posturas, fiscais de obras, entre outros. Acionando o aplicativo a informação será direcionada imediatamente para a central de monitoramento na Guarda Civil Metropolitana.
Usando a tecnologia de rastreamento por GPS, o SOS permite ao servidor municipal acionar a GCM em momentos de necessidade, pedindo ajuda e compartilhar a sua localização em tempo real com a Guarda Civil enquanto o pedido de ajuda estiver ativo. O aplicativo Sentry SOS está disponível para download na PlayStore (Android) e AppStore (iOS).