Tribuna Ribeirão
Política

RP ganha Política de Educação Ambiental

JF PIMENTA/ARQUIVO

A Câmara de Ribeirão Preto aprovou, na sessão de terça-fei­ra, 3 de novembro, projeto de lei do Executivo que institui a Política Municipal de Educação Ambiental na cidade. A propos­ta define estratégias e ações a se­rem implementadas pelo muni­cípio para o setor. A elaboração teve a participação dos conse­lhos municipais de Educação e de Defesa do Meio Ambiente e foi discutida em audiência pú­blica por videoconferência.

De acordo com a prefeitura, a proposta segue os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), da Política Estadual de Edu­cação Ambiental e do Código Municipal do Meio Ambiente. Também define como educação ambiental os processos perma­nentes de aprendizagem e for­mação individual e coletiva para a melhoria da qualidade de vida e uma relação sustentável da so­ciedade com o meio ambiente.

De acordo com a nova le­gislação, caberá às secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação, em cooperação com outros órgãos públicos, ins­tâncias de gestão participativa, instituições privadas e sociedade civil organizada, coordenar, fo­mentar e promover a educação ambiental em Ribeirão Preto.

O plano prevê também que as escolas técnicas do município deverão desenvolver estudos e projetos para minimizar os im­pactos ao meio ambiente. Entre elas, estudos para o desenvolvi­mento e difusão de tecnologias limpas. A proposta também cria uma Comissão Interinsti­tucional Municipal de Educação Ambiental (Cimea).

A comissão deverá ter re­presentantes das secretarias municipais, do Departamento de Água e Esgotos de Ribei­rão Preto (Daerp), Guarda Ci­vil Metropolitana (GCM), da Diretoria Regional de Ensino (DRE), de instituições públicas de ensino técnico e superior e da sociedade civil.

Será um colegiado, perma­nente, democrático e consultivo, formado por representantes da sociedade civil organizada e do poder público. Terá recurso or­çamentário específico. Ribeirão Preto tem lei com teor parecido, aprovada em 2014. No entanto, segundo o Executivo, o texto não atende aos objetivos das políticas nacional e estadual de educação ambiental.

Entretanto, a referida lei não está em consonância com os ob­jetivos das Políticas Nacional e Estadual de Educação Ambien­tal, nem com o Código Munici­pal do Meio Ambiente. Por isso, não era capaz de estruturar uma estratégia que atenda a neces­sidade do município frente às questões de atuação da educa­ção ambiental no âmbito formal e não formal.

Membro da Comissão Per­manente de Educação, Cul­tura, Ciência e Tecnologia da Câmara, Bertinho Scandiuzzi (PSDB) fez o parecer sobre a proposta antes de levá-la à votação. Segundo o relatório, o novo marco regulatório do saneamento básico traz como princípios fundamentais para a prestação dos serviços públicos de saneamento a universaliza­ção do acesso, transparência das ações, controle social; se­gurança, qualidade, regularida­de e continuidade e principal­mente redução e controle das perdas de água.

“Princípios estes que somen­te serão efetivados em nosso município se atuarem conjun­tamente com a implementação de uma Política Municipal de Educação Ambiental que cum­pra o seu papel de participação efetiva da sociedade no processo de controle social das ações que degradam o meio ambiente”, diz no documento.

“Nesse contexto a educa­ção ambiental passa a ser o fa­tor determinante na busca de uma melhor qualidade de vida da cidade e das pessoas”, relata. Também integram a comissão a presidente Gláucia Berenice (DEM), o vice-presidente Fa­biano Guimarães (DEM) e João Batista (PP). Agora, o projeto seguirá para sanção do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

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