Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

RP enfrenta mais uma onda de calor  

Em Ribeirão Preto, a máxima vai oscilar entre 35ºC e 36ºC até sábado (4), com temperatura até 7ºC acima da média para o outono, de 29 graus (Divulgação)

Uma nova onda de calor intenso deverá manter as temperaturas elevadas na região de Ribeirão Preto durante mais alguns dias, segundo alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Mato Grosso do Sul, Paraná, sul de Minas Gerais (Triângulo Mineiro) e oeste do Estado de São Paulo o episódio deve terminar até quinta-feira, 2 de maio. 
 
Porém, na região o chamado noroeste paulista o calor intenso deve avançar até dia 10. Em Ribeirão Preto, a máxima vai oscilar entre 35 graus Celsius e 36 graus até sábado (4), com temperatura até 7 graus acima da média para o outono, de 29ºC. No domingo (5), cai para 34ºC e chega a 32ºC na segunda-feira (6). Depois volta a subir até 35ºC.   
 
Na classificação do Inmet, as ondas de calor se configuram quando a temperatura se mantém, ao longo de pelo menos cinco dias, 5 graus Celsius acima da média esperada para o mês. Esse tipo de episódio climático tem atingido o território brasileiro desde o ano passado, gerando temperaturas recordes em algumas cidades.  
 
As regiões mais atingidas têm sido o Centro-Oeste e o Sudeste. De acordo com climatologistas, a elevação de temperatura tem relação com o El Niño, fenômeno que acontece em intervalos de tempo que variam entre três e sete anos. Em vigência desde o ano passado, ele está se aproximando do fim segundo a Agência Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês). 
 
Os especialistas apontam também a influência do aquecimento global do planeta, resultado do excesso de emissão gases de efeito estufa provocada pelo homem, o que tende a resultar em episódios de extremos climáticos cada vez mais frequentes. 
 
A umidade relativa do ar também preocupa. Em Ribeirão Preto, segundo a Climatempo, não há previsão de chuva para a cidade nos próximos 15 dias, pelo menos. Há possibilidade de chover apenas um milímetro no domingo (5), de forma isolada e rápida.  
 
A umidade relativa do ar deve cair gradualmente. A média deve ser de 30%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência 
 
Entre esta terça-feira, 30 de abril, e domingo, a temperatura mínima na cidade vai variar de 20ºC e 21ºC no final das madrugadas e início das manhãs. O quadro pode mudar de um dia para outro – os dados são alterados conforme as informações de satélites.  
 
Em março, choveu cerca de 150 mm. Para abril a previsão era de 72 milímetros, mas choveu 123 mm, sendo que 100 milímetros apenas no dia 17 Nos dias 1º e 14 de março, a cidade registrou a temperatura mais alta do ano até agora. Chegou a 36º entre 14 e 17 horas, com média de 35ºC durante toda a tarde. A sensação térmica foi ainda mais elevada, na casa dos 40ºC.  
 
Nesta segunda-feira (29) os termômetros marcaram entre 20ºC e 34ºC. Para esta terça-feira (30), a previsão indica temperatura variando entre 20ºC e 35ºC.  
Na quarta-feira, feriado de Primeiro de Maio, Dia do Mundial do Trabalho, deve ficar entre 21ºC e 35ºC. Na quinta-feira (2), a mínima será de 21ºC e a máxima, de 35ºC.  
 
Na sexta-feira (3), os termômetros devem marcar entre 21ºC e 35 graus. No sábado, dia 4, a temperatura mínima prevista é de 20ºC e a máxima, de 36ºC. No domingo (5), os termômetros devem marcar entre 20 graus e 34 graus Celsius, de acordo com a Climatempo. 
 
No início da primavera, no ano passado, os termômetros de rua chegaram a marcar 45ºC. Os dias mais quentes foram 26 de setembro e 14 de novembro, quando a temperatura subiu para 41 graus. A sensação térmica chegou a 43ºC, segundo os institutos de meteorologia 
 

 

Postagens relacionadas

Acirp cobra suspensão de tributos municipais

William Teodoro

CasaCor terá início em 24 de setembro

Redação 1

Prazo para acessibilidade em salas de cinema é prorrogado por um ano

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com