Pais e responsáveis de 33 mil dos mais de 45 mil alunos da maioria das 109 escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto poderão acessar o boletim eletrônico disponibilizado através do site da Secretaria Municipal de Educação. A proposta do Executivo, idealizada a partir de uma indicação do vereador Paulo Modas (Pros), foi aprovada por unanimidade na sessão da Câmara desta terça-feira, 4 de dezembro. Prevê que o novo serviço terá dados como notas, freqüência e observações acerca do comportamento do estudante, dentre outros pontos que a pasta achar pertinente.
O boletim eletrônico será apresentado aos pais ou responsáveis na hora da matrícula e o acesso será opcional. Quem quiser já receberá as informações em 2019, segundo o Tribuna apurou – o programa está sendo finalizado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), conforme a reportagem levantou.
De acordo com o projeto, as escolas públicas municipais deverão fornecer aos pais ou responsáveis pelos alunos, no momento da matrícula, uma cartilha impressa ou digital, explicando detalhadamente como proceder para acessar o boletim eletrônico, inclusive sobre a criação e utilização de uma senha confidencial para acessar os dados nele contidos sobre o aluno.
O boletim eletrônico será utilizado em caráter complementar, não sendo substitutivo à reunião de pais e a interação entre família e educadores. A disponibilização e a atualização dos dados de cada estudante serão feitas pela escola em que ele estuda. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, essa será mais uma ferramenta para que os pais ou responsáveis possam acompanhar o desempenho escolar dos alunos, em especial com relação a produtividade escolar, tudo através do sistema eletrônico, um instrumento atual e de fácil acesso atualmente.
A rede municipal de Educação é formada por 34 Centros de Educação Infantil (CEIs), 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), três Centros Educacionais Municipais de Educação Integral (Cemeis), duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Emefems), um Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF), uma Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (EMEPB), Educação de Jovens e Adultos (EJA, salas espalhadas por várias unidades), além das 20 escolas conveniadas. São mais de 45 mil estudantes.