Depois de registrar crescimento médio de 0,72% no acumulado do ano passado, em comparação com 2022, as vendas nas lojas ribeirão-pretanas dispararam 7,3% em janeiro e, em fevereiro, cresceram 3,1% em relação ao mesmo período de 2023, aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).
As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto cresceram em dezembro, principalmente devido ao Natal e à injeção de recursos com o pagamento do décimo terceiro salário. Alta foi de 3% em relação ao mesmo período de 2022 e de 6,5% na comparação com novembro, quando houve queda de 2,5%, apesar da Black Friday.
Segundo Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, vários fatores influenciaram nesse resultado positivo, porém, ainda abaixo do esperado para o mês do carnaval. “Em termos locais, muitos moradores da região vieram passear em Ribeirão Preto para curtirem opções de cultura, lazer, entretenimento, shoppings e gastronomia”, diz.
“Por outro lado, tivemos ribeirão-pretanos que viajaram, especialmente para o litoral, indo às compras antes de pegar estrada. Não podemos esquecer que Ribeirão é uma capital regional de consumo. Na prática, fevereiro teve um pico de vendas no período de carnaval e uma acomodação no restante do mês”, analisa.
“Em termos macroeconômicos, a aparente estabilidade da inflação e dos preços dos combustíveis, e a queda da taxa de juros, estimularam o consumo. Importante destacar que, ainda em fevereiro, o Comércio ofereceu promoções de queima dos estoques remanescentes do final do ano o que acabou atraindo os consumidores mais atentos”, afirma Galli.
Para março, considerando as ações promocionais voltadas ao Dia do Consumidor (15), o CPV projeta uma alta de vendas entre 2,5% e 3,5% no comércio local. No último mês de fevereiro, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no varejo de Ribeirão Preto, apresentou estabilidade.
“Em janeiro sempre há uma readequação por conta da dispensa dos temporários de fim de ano. Com a chegada do Dia do Consumidor (data que vem ganhando força no Calendário Varejista), da Páscoa e já projetando Agrishow, Dia das Mães e Dia dos Namorados, a tendência é de leve alta nos próximos meses”, diz o pesquisador.
Índice de Confiança – Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL ficou em 3,8 pontos (igual ao índice de janeiro), classificado como positivo.
Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL para os próximos doze meses (de longo prazo) também ficou em 3,8 pontos (um pouco abaixo de janeiro que registrou 4,0 pontos), também positivo. “A pequena queda do Índice de Confiança de longo prazo é muito explicada pelo ano eleitoral que, ao que tudo indica, deve ter turbulências no segundo semestre” ressalta.
“Se março deve ser impulsionado pelo Dia do Consumidor, abril terá a Páscoa, preparativos para a Agrishow e os próprios dias da maior feira de agronegócios da América Latina cujas projeções são de injetar mais de R$ 500 milhões na economia de Ribeirão Preto e cidades do entorno”, finaliza.