Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

RP começará a vacinar idosos

REMO CASILLI/REUTERS

A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta segunda-fei­ra, 8 de fevereiro, a campanha de vacinação contra a covid-19 para quem tem mais de 90 anos. A imunização dos idosos acima de 85 anos vai começar na sema­na seguinte, no dia 15. A campa­nha terá 36 postos e o paciente acamado pode agendar para re­ceber a dose da vacina em casa.

A secretaria vai atender nas salas de vacinação de 36 Unida­des Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal neste primeiro momento, mas orienta o idoso a fazer o agendamento prévio, caso isso seja possível. A Com­panhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp) disponibilizou uma página no portal oficial da pre­feitura para cadastramento.

Parentes, cuidadores e res­ponsáveis por essas pessoas devem acessar a página e pre­encher o formulário para inscre­ver os pacientes. O link é http:// www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ agendamento-vacinacao-covid/ index.xhtml. Na página o pa­ciente escolhe o dia, o horário e a unidade de saúde onde deseja ser vacinado.

O agendamento também pode ser feito pelo telefone (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442, lembrando que a vacinação será voltada exclusivamente a domi­ciliados em Ribeirão Preto. Esta etapa da campanha de vacina­ção vai até sexta-feira, 12 de fe­vereiro, das 8h30 às 15 horas.

Os idosos deverão apresen­tar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Ha­bilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de resi­dência. O protocolo de agen­damento será gerado após a finalização do processo.

A prioridade desse público leva em consideração a vulne­rabilidade dessa faixa etária, uma vez que 37% das pessoas com 85 anos ou mais que tive­ram covid-19 evoluíram para óbito no decorrer da pandemia no Estado. Nas 645 cidades paulistas, o público-alvo da eta­pa que começa segunda-feira é formado por 515 mil idosos com mais de 90 anos.

A vacinação dos demais grupos será feita de acordo com o cronograma de entrega das doses de vacina dos gover­nos estadual e federal. Nesta semana, a remessa de 14.800 ampolas da vacina contra co­vid-19 desenvolvida pela far­macêutica chinesa Sinovac Life Science e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan foi en­tregue ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Ri­beirão Preto.

Vai atender as 26 cidades da área de atuação do 13º De­partamento Regional de Saúde (DRS-XIII). As vacinas deste novo lote são para imunização de idosos. A vacinação da po­pulação de 80 a 84 anos contra a covid-19 deve começar no fim do mês.

Antes disso, o governo paulista aguarda uma incor­poração do público de 80 anos ou mais no plano nacional de imunização. Além disso, a par­tir da dia 14, o Estado começa a aplicação da segunda dose da Coronavac para os primeiros vacinados.

Em 27 de janeiro, a Secreta­ria Municipal da Saúde come­çou a vacinar idosos internados e funcionários de instituições de longa permanência – casas de repouso, lares e asilos – contra o coronavírus. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, nesta primeira etapa da imunização foram destinadas duas mil doses para este público.

Postagens relacionadas

Primeira a receber vacina no Brasil é uma mulher, negra e enfermeira de SP

William Teodoro

Caminhão perde controle e invade pista contrária na Rodovia Anhanguera

William Teodoro

Empresa recolhe mais de 30 toneladas de lixo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com