Tribuna Ribeirão
Saúde

RP começa a vacinar quatro mil educadores

GOVERNO DE SÃO PAULO

A prefeitura de Ribeirão Preto abre nesta quarta-feira, 14 de abril, a partir das oito horas, no auditório do Centro Médico do RibeirãoShopping, a primeira etapa do plano de imunização dos trabalhadores da educação das redes muni­cipal, estadual e particular. O agendamento teve início na segunda-feira (12) no site ofi­cial do município (www.ribei­raopreto.sp.gov.br).

Antes de fazer o agenda­mento os profissionais devem fazer o cadastro na plataforma VacinaJá Educação (https://va­cinaja.sp.gov.br/educacao), do governo do Estado. Podem ser vacinados os profissionais das redes privada, estadual e muni­cipal com 47 anos ou mais. A es­timativa é que sejam imunizadas cerca de quatro mil pessoas.

A vacinação vai continuar nesta quinta-feira, 15 de abril, no Centro Médico do Ribei­rãoShopping. A campanha de imunização no empreendi­mento terá início às oito ho­ras e segue até as 16 horas nos dois dias, apenas para quem fez o agendamento prévio. O empreendimento vai oferecer estacionamento gratuito.

A recomendação para acessar o local de carro é pela avenida Presidente Vargas, entrada pelo estacionamen­to do Centro Médico. Para quem for a pé, de ônibus, de táxi ou transporte por aplica­tivo (Uber, 99 etc.) o acesso será pelas portarias F (entrada pela Presidente Vargas) e A (Boulevard, com entrada pela portaria próxima à Renner).

Serão imunizados funcio­nários que atuam em diversas funções, como secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, meren­deiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, profes­sores de todos os ciclos da edu­cação básica, professores coor­denadores pedagógicos, além de professores temporários.

No momento da vacinação, o profissional deverá compare­cer, de acordo com o agenda­mento, portando documento pessoal com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Na­cional de Habilitação (CNH) –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), “Comprovante Vaci­na Já Educação” e a “Ficha de Cadastro Manual – Vacivida”, que serão enviados ao e-mail declarado durante a etapa do cadastramento.

Em todo o estado, nesta primeira fase, foram disponi­bilizadas 350 mil doses para os profissionais do setor a partir de 47 anos. O público da edu­cação começou a receber do­ses no sábado (10) nos postos de vacinação e na escola Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo. Balanço preliminar aponta 70,3 mil trabalhadores imunizados até segunda-feira.

Em Ribeirão Preto, o anún­cio da imunização dependia da chegada de novos lotes de va­cina e da programação elabo­radas pelas secretarias munici­pais da Saúde e da Educação. Segundo o secretário da Edu­cação, Felipe Elias Miguel, a rede municipal de ensino tem cerca de cinco mil professores acima de 47 anos. São entre doze mil e treze mil no total.

O inicio das aulas presen­ciais na rede municipal con­tinua suspenso, mesmo com a mudança da cidade da fase emergência para a vermelha. Na semana passada, Felipe Elias Miguel disse que as ativi­dades “in loco” não voltariam antes de 10 de maio.

A cidade tem 110 esco­las de educação infantil e de ensino fundamental e dos 47.271 estudantes matricula­dos. Conta ainda 22 escolas conveniadas. A suspensão ocorre principalmente por causa de uma decisão do juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho, que conce­deu liminar ao Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RPGP) em 25 de fevereiro.

O retorno estava marcado para 1º de março. A prefeitu­ra recorreu. A decisão obriga a prefeitura a apresentar todos os procedimentos adotados pra ga­rantir a segurança sanitária aos profissionais da educação e aos alunos. Uma das exigências é o laudo das 110 escolas feito por um médico infectologista.

Durante três dias, entre 29 e 31 de março, a Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a da Saúde, pro­moveu a testagem facultativa para covid-19 nos funcioná­rios e professores da rede mu­nicipal de ensino, totalizando 1.357 exames que constaram 265 resultados positivos para covid-19, ou 19,5% – 145 fun­cionários estavam com os anti­corpos IgM e 120 com os anti­corpos IgG.

Já as 82 unidades da rede estadual em Ribeirão Preto, que atendem cerca de 47 mil alunos no município, voltam na quarta-feira (14), desde que com limite de 35% dos alunos nas salas de aulas. As cerca de 300 das dez mil es­colas particulares espalhadas pelo estado podem retomar as aulas presenciais a partir de segunda-feira, obedecen­do todos os protocolos sani­tários do Plano São Paulo.

Postagens relacionadas

Aumento do consumo de álcool preocupa no período de confinamento

Redação 1

RP vacinou mais de 156 mil moradores

Redação 1

RP ultrapassa 2.050 mortes por covid

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com