A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a da Saúde, começou nesta segunda-feira, 29 de março, a testagem facultativa para covid-19 em seus funcionários. Os testes estão sendo realizados em três escolas da rede de ensino ribeirão-pretana e vão até esta quarta-feira (31).
A secretaria optou pela testagem em três dias e em escolas diferentes para que professores e servidores da área administrativa não promovam aglomeração. Nesta segunda-feira, os funcionários puderam fazer os exames. Nesta terça-feira (30), será a vez dos professores do ensino básico (PEB I) e na quarta-feira, PEB II e III.
“Os testes seriam usados na volta das aulas presenciais. Como isso não aconteceu, resolvemos disponibilizar para os funcionários de um modo geral e, assim, colaborar com a Secretaria da Saúde no trabalho de levantamento da doença e otimização das respostas”, explica o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.
Em fevereiro, semana passada, em visita à Câmara, o secretário Felipe Elias Miguel afirmou que os cerca de três mil professores da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto seriam testados para o coronavirus a partir do retorno das aulas presenciais. Disse que os servidores também passariam pela testagem.
Os kits diagnósticos para imunoglobulina, doados pelo Shopping Iguatemi, detectam o IGM/IGG para o coronavírus (Sars-CoV-2). O ano letivo na rede de ensino de Ribeirão Preto teve início em 8 de março exclusivamente remoto para os alunos da educação infantil, ensino fundamental, educação de Jovens e Adultos (EJAA) e educação especial.
Foram retomadas as habilidades essenciais do ano anterior, promovendo o processo de reparação da aprendizagem. Google Classroom, aulas ao vivo na TV aberta, por meio do Programa Escola na TV, videoaulas, ensino por Whatsapp e Facebook e o envio de material impresso aos estudantes são os canais de comunicação entre as famílias, os alunos e seus professores.
A secretaria destaca o programa “Escola na TV” com sua programação integrada às sequências didáticas norteadas pela pasta, sempre com o objetivo de complementar as atividades pedagógicas. O programa é transmitido pela TV Câmara no canal aberto 6.3 e pelas operadoras de TV a cabo. A volta das aulas presenciais foi suspensa por uma decisão do juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto, que concedeu liminar em 25 de fevereiro.
O retorno dos alunos às escolas estava marcado para 1º de março, mas hoje as aulas estariam suspensas por causa da fase emergencial do Plano São Paulo. Ribeirão Preto tem 110 escolas de educação infantil e de ensino fundamental e dos 46.228 estudantes matriculados. Conta ainda 22 escolas conveniadas.
A testagem na Educação
Serviço Professores PEB I
Quando: terça-feira, 30 de março
Horário: das oito horas às 17h30
Professores PEB II e III
Quando: quarta-feira, 31 de março
Horário: das oito horas às 17h30
Locais
Escola Dom Luiz do Amaral Mousinho Rua Tamandaré nº 353, Campos Elíseos
Escola Alfeu Luiz Gasparini Avenida Dom Pedro I nº 196, Ipiranga
Cemei Professor Eduardo Romualdo de Souza Rua Visconde de Inhomirim nº 1.001, Vila Virginia