A Secretaria Municipal da Educação iniciou nesta segunda-feira, 26 de abril, mais uma campanha de atualização cadastral dos 47.271 alunos da rede de ensino de Ribeirão Preto. As escolas estão abertas das dez às 17 horas para atendimento dos pais ou responsáveis.
“A atualização dos dados dos estudantes é fundamental para o processo de reorganização da rede. Esse cadastro facilita a comunicação da escola com a família”, explica o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, ressaltando que todas as ações têm o objetivo de evitar a evasão escolar.
“Queremos trazer cada vez mais nossos alunos e familiares próximos da escola. Com a colaboração de todos, será possível criar um novo modelo de escola”, finaliza. Ribeirão Preto tem 110 escolas de educação infantil e de ensino fundamental. Conta ainda 22 unidades conveniadas.
O Programa Escola na TV, apresentado para os alunos da rede municipal desde 8 de março por causa da pandemia de coronavírus, ultrapassou 100 mil visualizações nas transmissões ao vivo pelo canal do Youtube, totalizando 104.130 até o último dia 16 de abril.
As aulas do projeto, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Câmara de Vereadores, são ministradas pelos professores da rede municipal com a finalidade de integrar o ensino remoto, e são transmitidas de segunda a sexta-feira, das oito às 14 horas.
O aluno pode acessar o conteúdo na TV Câmara, pelo canal 6.3 da TV digital, e pela página Escola na TV Ribeirão Preto no Facebook e no Youtube. O “Escola na TV” é uma ação integrada às medidas tomadas pela prefeitura de Ribeirão Preeto desde que as atividades presenciais foram suspensas em decorrência da covid-19.
As teleaulas atendem os 47.271 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, disse recentemente que as aulas presenciais não voltam antes de 10 de maio.
O retorno dos estudantes às escolas foi suspenso por uma decisão do juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto, que concedeu liminar em 25 de fevereiro. O retorno estava marcado para 1º de março.
A grade de programação do Escola na TV é separada por etapa de ensino e trabalha com os temas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e temas transversais. As teleaulas contam, ainda, com o apoio de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Os alunos da educação infantil, ensino fundamental, EJA e educação especial têm à disposição o Google Classroom, aulas ao vivo na TV aberta, por meio do Programa Escola na TV, videoaulas, Whatsapp, Facebook e o envio de material impresso como ferramentas para a aprendizagem e a comunicação com os professores.