A coleta de lixo domiciliar em Ribeirão Preto adotará um novo calendário de datas e horário de recolhimento em alguns bairros da cidade, a partir de 16 de março, segunda-feira. O objetivo é otimizar os serviços e oferecer maior qualidade no atendimento da população, mantendo a segurança da coleta e da destinação final dos resíduos.
A mudança de datas da coleta abrangerá dois setores de bairros, passando de segundas, quartas e sextas-feiras para terças, quintas-feiras e sábados ou vice e versa. A alteração de horário do recolhimento abrangerá outros cinco setores de bairros, passando do turno diurno para o noturno.
Todas as alterações serão notificadas aos munícipes dos bairros contemplados, em ação de panfletagem que será desenvolvida no período de 9 a 14 de março pela empresa responsável pela coleta de lixo. As informações também estarão disponíveis para consulta no site da prefeitura, com a relação atualizada dos bairros e horários de atendimento da coleta de lixo domiciliar.
Em Ribeirão Preto, a Estre Ambiental é a empresa responsável pelos principais serviços de limpeza pública. Presta serviços de coleta de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e de feiras livres, varrição manual e mecanizada de vias e logradouros públicos e limpeza e desinfecção de feiras livres.
Também faz a lavagem manual e mecanizada de vias e logradouros públicos e limpeza em locais com eventos especiais e em situações emergenciais e a coleta de resíduos gerados por tais atividades, serviço de coleta de resíduos domiciliares com caçambas abertas de cinco a sete metros cúbicos em núcleos e áreas de difícil acesso, coleta de resíduos volumosos (cata-trecos) e transporte, transbordo e destinação final dos resíduos coletados.
Levantamento feito junto à Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) do município, responsável pelo gerenciamento deste serviço, revela que cada um dos 703.293 moradores de Ribeirão Preto produz, em media, todos os dias, 800 gramas de lixo. Diariamente são recolhidos na cidade 562.634 quilos de resíduos, o que totaliza por mês 16.879.032 quilos. Em Ribeirão Preto o lixo orgânico é levado para uma área de transbordo na Rodovia Mário Donegá e depois para o aterro Sanitário em Guatapará.