A Secretaria Municipal da Saúde anunciou no início da noite desta terça-feira, 11 de maio, a suspensão do agendamento e o cancelamento da aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 portadores de Síndrome de Down com idade entre 18 e 59 anos, pacientes transplantados imunossuprimidos com 18 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente com 55 a 59 anos de idade não há mais vagas.
Segundo a pasta, “um erro de comunicação induziu a um agendamento indiscriminado de pessoas fora das categorias especificadas.” Eram 2.400 vagas para este público, incluindo grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos.
A vacinação estava marcada esta quarta-feira, 12 de maio, em 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ribeirão Preto, mas foi transferida para sábado (15), a partir das oito horas, sem agendamento prévio e em unidade de saúde que ainda será definida pela secretaria.
Os acamados destas categorias podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone 3977-7111.
Para pessoas com deficiência permanente será obrigatória a apresentação do comprovante de Benefício Prestação Continuada (BPC) para receber a vacina.
No local de vacinação (UBS a ser definida), as pessoas devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência atualizado.
No restante do estado de São Paulo, a vacinação para pacientes com algumas doenças ou condições crônicas começou na segunda-feira (10). Pessoas com Síndrome de Down, transplantados e pacientes em terapia renal (diálise) estão sendo vacinadas. O público-alvo deste grupo é formado por 120 mil indivíduos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.
São 50 mil pessoas com Síndrome de Down, 40 mil pacientes renais em tratamento de diálise (terapia renal substitutiva) e 30 mil transplantados em uso de imunossupressores. Nesta terça-feira (11) começa a imunização dos trabalhadores de transporte dos sistemas metroviário e ferroviário.
Em 18 de maio, será a vez dos motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais. A categoria reúne cerca de 165 mil pessoas. Também a partir desta terça-feira (11), pessoas com deficiência permanente que têm entre 55 e 59 anos e recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também darão início à vacinação contra a covid-19.
Já na sexta-feira (14), pessoas com deficiência permanente na faixa de 50 a 54 anos poderão tomar a primeira dose do imunizante na campanha contra o coronavírus. A vacinação em Ribeirão Preto depende da chegada de novos lotes de vacina contra a covid-19, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.