A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto disponibilizou para consulta pública o novo currículo da rede municipal de ensino. O documento, que pode ser acessado no portal da pasta, foi reformulado pelo Centro de Acompanhamento, Avaliação e Formação (Caaf) e por toda a equipe de formadores da rede municipal, com base nas propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“O novo currículo foi elaborado com uma perspectiva integradora e interdisciplinar de todas as áreas, com foco na educação inclusiva, e será uma diretriz para o Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em setembro, ele será encaminhado para aprovação do Conselho Municipal de Educação para implantação no ano letivo de 2020”, afirma o chefe da pasta, Felipe Elias Miguel.
Miguel ressalta que o novo currículo também irá direcionar as escolas conveniadas, os sete novos Centro de Educação Infantil (CEI) que serão administrados por Organizações Sociais (OS’s). As escolas particulares de educação infantil podem utilizar o material por adesão, visto que são fiscalizadas pela Secretaria Municipal da Educação.
Ainda de acordo com o secretário, a reformulação considerou os documentos norteadores da rede, construídos anteriormente, e contou com a efetiva participação dos coordenadores pedagógicos da pasta, dos professores e gestores na organização dos quadros curriculares.
“Esse documento é fruto da necessidade de atualizarmos os documentos norteadores de nossa rede (Parâmetros Curriculares da Educação Infantil, Referencial Curricular – Anos Iniciais e Referencial Curricular – Anos Finais) à Base Nacional Comum Curricular, documento normativo publicado ao final de 2017 pelo governo federal, e que propõe o regime de colaboração com as redes estaduais. Em Ribeirão Preto, adotamos o regime de colaboração com o Estado de São Paulo”, afirma a coordenadora do Caaf, Marisa Stela Furlan Ennes.
O documento em questão começou a ser construído em 2018, junto aos professores, coordenadores e gestores da rede municipal de ensino, com a participação, também, das escolas conveniadas, por meio de consultas virtuais e de encontros presenciais. “É importante que os pais e os próprios alunos analisem o novo currículo e nos enviem suas sugestões. Os conselhos e professores também podem consultar o material”, conclui Miguel.
Base Nacional Comum Curricular
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.