A ponte sobre o córrego na avenida Ubirajara de Souza Roxo, que interliga a Rodovia José Fregonesi (SP-328) ao Condomínio Royal Park, entre Ribeirão Preto e o distrito de Bonfim Paulista, na Zona Sul da cidade, está com problemas estruturais em uma das pistas.
As falhas foram causadas pelas fortes chuvas que atingiram Ribeirão Preto entre o final de 2022 e o começo do ano. Segundo moradores da região e motoristas que utilizam a avenida, existe o risco de desabamento de parte da ponte.
Questionada pela reportagem em abril, a Secretaria Municipal de Obras Públicas informou que na pista da avenida – sentido rodovia-condomínio – a estrutura da ponte ficou muito comprometida em razão das fortes chuvas. De acordo com a pasta, houve infiltração nas laterais e, ao abrir para consertar os danos provocados pelas erosões, os técnicos descobriram uma trinca estrutural.
“Portanto, será necessária uma profunda reforma estrutural, a ser detalhada pelos técnicos no momento da licitação. A Secretaria Municipal de Obras está contratando projeto executivo para licitação que permitirá a execução da obra”, diz parte da nota enviada ao Tribuna. A pista está interditada para o tráfego de veículos. A previsão era que o projeto e as obras ficassem prontos em seis meses.
Nesta quinta-feira, 31 de agosto, a administração enviou nova nota ao Tribuna. “A prefeitura já emitiu uma ordem de serviço (no dia 18/8), contratando a empresa Engemost (via concorrência pública) para executar o projeto executivo para reconstrução daquela ponte”, diz. Reforça que o projeto deverá ficar pronto em menos de dois meses.
“Esta empresa tem até 18 de outubro para apresentar o projeto executivo (definições de como a obra deverá ser, quanto custará, tempo que levará etc). A partir deste projeto executivo, a prefeitura abrirá nova concorrência pública, respeitando a lei vigente, para contratar a empresa que executará a obra. Uma licitação neste caso costuma levar cerca de três meses e portanto, a obra deve ser iniciada em janeiro”, prevê.
Nesta sexta-feira, 1º de setembro, terão início os Jogos da Juventude, que têm por base o Taiwan Centro de Eventos, cujo acesso principal é por onde fica a ponte. O evento será realizado na cidade até 16 de setembro e reunirá cerca de cinco mil atletas de 14 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país. O objetivo dos jogos é oferecer suporte para as modalidades olímpicas e a formação de atletas.