Em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago, nos Estados Unidos, com o desejo de fundar um clube de serviços, o advogado Paul Percy Harris, se reuniu com os amigos Gustavus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele. Nascia o primeiro Rotary Club. Passados 117 anos, já são 36.740 clubes em 219 países e áreas geográficas, reunindo quase 1,2 milhão de associados.
No Brasil, por lei federal, o dia 23 de fevereiro também é considerado o Dia Nacional do Rotary Clube, e parafraseando um famoso programa televisivo, você poderia indagar: quem são os rotarianos? O que fazem? Em que acreditam? De um modo bem objetivo, Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
Eles acreditam na missão de servir ao próximo, difundindo a integridade e promovendo a boa vontade, a paz e a compreensão mundial, sendo a associação de clubes dedicada à prestação de serviços mais antiga e prestigiosa do mundo.
O Rotary possui princípios básicos para alcançar o ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética e defende o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada; a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações; o reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.
O trabalho dos rotarianos é bem amplo com ações locais e globais, a mais conhecida é a campanha Pólio Plus de erradicação da poliomielite (paralisia infantil) em todo o mundo, objetivo muito próximo de ser realizado. Além de combater doenças, atua fortemente no fornecimento de água limpa e saneamento, cuidado da saúde de mães e filhos, apoio à educação, proteção ao meio ambiente e fomento ao desenvolvimento econômico.
O mandado dos presidentes do Rotary International é anual e cada um propõe um lema que marcará sua gestão. Com o lema “Servir para Transformar Vidas”, o indiano Shekhar Mehta, presidente 2021-22 incentivou os associados a se envolverem mais em projetos humanitários, enfatizando que servir e cuidar do próximo é a melhor maneira de viver, pois ao transformar a vida de outras pessoas, também transformamos a nossa.
A organização valoriza a diversidade e as contribuições de pessoas de todas as origens, independentemente de idade, etnia, raça, cor, habilidade, religião, status socioeconômico, cultura, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero. Sempre se reinventando, em julho o Rotary terá mais um momento histórico com a posse da canadense Jennifer Jones, primeira mulher a presidir a organização e que já começa a mobilizar os rotarianos com um desafio: “Imagine um mundo que merece o melhor que temos a oferecer, onde acordamos todo dia com a certeza de que podemos fazer a diferença.”
Para identificar a presença de clubes de Rotary nas localidades existem “Marcos Rotários” que são peças, totens ou esculturas localizadas em locais públicoscontendo o emblema do Rotary International. Quer transformar vidas na sua cidade? Então junte-se a nós! Verifique qual a data e horário das reuniões, converse com um rotariano, participe de uma atividade, certamente você será muito bem acolhido