Tribuna Ribeirão
Política

Rosa arquiva inquérito contra Serra na Lava Jato

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), extinguiu a punibilidade do senador José Serra (PSDB­-SP) e decretou o arquivamento de um inquérito contra o tu­cano no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 8.

Serra estava sob investiga­ção por suposta prática de caixa 2 – falsidade ideológica eleitoral por violação ao artigo 350 do Código Eleitoral.

Rosa, acolhendo manifes­tação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reconheceu a prescrição do ilícito atribuído a Serra.

O empresário Joesley Batista, da JBS, declarou que fez doações não contabilizadas, por meio de contratos simulados com empre­sas que teriam sido indicadas pelo tucano, na campanha presiden­cial de 2010.

Em sua decisão, a ministra destacou que “o delito em questão possui apenamento de reclusão, se o documento é público, e reclu­são até três anos, se o documento é particular”. Rosa observou que “prestação de contas de campa­nha eleitoral possui natureza de documento público”.

A ministra salientou que neste caso a prescrição ocorreria em 12 anos. Como o senador tem mais de 70 anos, a prescrição tem seu prazo reduzido pela metade.

“Logo, para o delito de falsidade ideológica eleitoral, cuja pena máxima é de cinco anos, a prescrição, para o in­vestigado, consuma-se em seis anos”, assinalou Rosa.

“Nos termos requeridos pela eminente Procuradora-Geral da República, declaro extinta a puni­bilidade quanto aos fatos relacio­nados à falsidade ideológica elei­toral supostamente ocorridos em 2010, nos termos do artigo 109 III, c/c artigo 115, todos do Có­digo Penal. Como consequência, determino o arquivamento do in­quérito em relação ao delito men­cionado, sem prejuízo de novas investigações por fatos conexos, caso surjam novas evidências, tudo nos termos do artigo 18 do Código de Processo Penal.”

Postagens relacionadas

Cidadania quer investigar indícios de crime de responsabilidade de Bolsonaro

Redação 1

Porteiros de escolas acionam o Judiciário

William Teodoro

Palocci prepara nova delação contra Lula

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com