Na próxima quinta-feira, 12 de outubro, será realizada a 49ª edição da tradicional Romaria de Nossa Senhora Aparecida, evento de fé e devoção celebrado há 50 anos em Ribeirão Preto – em 1967, o cabo da Polícia Militar Luiz Gonzaga do Carmo criou um monumento para a padroeira do Brasil ao lado da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim. No ano seguinte, 33 fiéis caminharam 10 quilômetros, da Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, zona oeste, até a igreja de Bonfim Paulista. A cada ano, o número de peregrinos aumenta. A expectativa em 2017 é reunir 40 mil devotos.
A concentração será no pátio da Câmara de Vereadores, na Avenida Jerônimo Gonçalves, 1.200, Vila República, a partir das 5h de quinta-feira (12), Dia da Padroeira do Brasil. A concentração terá a recepção do andor de Nossa Senhora Aparecida. Às 6h, os devotos começam a peregrinação até a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Rua Coronel Furquim, 389, no distrito de Bonfim Paulista.
O percurso é de 12 quilômetros e a chegada está prevista para as 10h, quando será realizada uma missa campal, celebrada pelo arcebispo Dom Moacir Silva – também haverá missa às 7h. O evento contará com todo apoio e estrutura para a caminhada, inclusive sanitários químicos para os romeiros.
Como ocorre todo ano, nessa data, a Secretaria Municipal da Cultura e a Administração Regional de Bonfim Paulista organizam a caminhada religiosa com o andor que conduz a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que, durante todo o ano, encontra-se junto ao altar da referida Paróquia. Tem ainda o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Informações pelo (16) 3636-1206.
A 49ª edição da romaria, além de completar 50 anos desde a primeira peregrinação, também celebra os 300 anos do encontro da imagem da Nossa Senhora Aparecida. Em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.
Após várias tentativas de pesca, os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. Ao colocar a imagem dentro do barco, os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes. Nascia ali uma devoção.
A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) e o Consórcio PróUrbano, que detém a concessão do transporte coletivo urbano na cidade, vão disponibilizar uma linha especial com no mínimo 20 ônibus para fazer o percurso Ribeirão Preto-Bonfim Paulista e vice-versa. Eles sairão com destino ao distrito entre 5h e 8h, com intervalo de 10 minutos Na volta, vão atender das 11h às 15h, também com 10 minutos de intervalo máximo.
Os veículos farão o seguinte itinerário, saindo do Terminal de Bonfim Paulista: Rua Iria Alves, Rodovia José Fregonsei (Bonfim Paulista-Ribeirão Preto), Avenida Presidente Vargas, Rua Vicente de Carvalho, Avenida Nove de Julho, Rua Barão do Amazonas, Rua Florêncio de Abreu, Rua Saldanha Marinho, Prudente de Moraes, Avenida Jerônimo Gonçalves (Mercado Municipal) e terminal de ônibus.