Tribuna Ribeirão
Geral

Romaria deve atrair 40 mil devotos

Nesta quinta-feira, 12 de ou­tubro, será realizada a 48ª edição da tradicional Romaria de Nos­sa Senhora Aparecida, evento de fé e devoção celebrado há quase cinco décadas em Ribei­rão Preto – em 31 de agosto de 1969, o subtenente da Polícia Militar Luiz Gonzaga do Car­mo criou um monumento para a padroeira do Brasil ao lado da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim. Quarenta e três fiéis ca­minharam 10 quilômetros, da Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, zona oeste, até a igreja de Bonfim Paulista. A cada ano, o número de peregri­nos aumenta. A expectativa em 2017 é reunir 40 mil devotos.

Há uma confusão envolvendo o número de edições. Os organi­zadores consideram o número de anos da romaria, portanto esta se­ria a 48ª – em certa ocasião a ima­gem da santa foi roubada e os pe­regrinos resolveram realizar duas caminhadas no mesmo período, por isso tem gente que considera a atual edição a 49ª. Desde 21 de julho de 2016, por iniciativa do vereador Paulo Modas (Pros), a romaria é considerada patrimô­nio cultural, histórico e imaterial do município.

A concentração desta quin­ta-feira será no pátio da Câmara de Vereadores, na Avenida Je­rônimo Gonçalves, 1.200, Vila República, a partir das cinco horas da manhã de hoje, Dia da Padroeira do Brasil. A concen­tração terá a recepção do andor de Nossa Senhora Aparecida. Às 5h40, com a chegada do andor de Nossa Senhora Aparecida ha­verá a benção do padre Germa­no, da Paróquia São Matheus, do Quintino Facci I. Às 6h, os devotos começam a peregrina­ção até a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Rua Coro­nel Furquim, 389, no distrito de Bonfim Paulista.

O trajeto será o seguinte: Avenida Caramuru, Viaduto do Anel Viário, Estrada Municipal Via do Rosário, rotatória do Condomínio Royal Park e che­gada à Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim. O percurso é de 12 quilômetros e a chegada está prevista para as 10h, quan­do será realizada uma missa campal, celebrada pelo arcebis­po Dom Moacir Silva – também haverá missa às 7h. O padre Má­rio Reis vai abençoar os fiéis. O evento contará com todo apoio e estrutura para a caminhada, in­clusive sanitários químicos para os romeiros.

O trajeto terá o acompanha­mento de veículos para qualquer eventualidade. Serão realizados aferição de pressão arterial e testes de diabetes. As ações são promovidas pela Rede Ideal. A Construtora Said irá colaborar com os banheiros químicos. Ao longo do percurso, acontecerão apresentações culturais como shows de Izabel Del Monã e Ivair Gonçalves e dos Meninos de Bonfim em parceria com João Leonetti.

As crianças do “Circo Só Riso”, coordenadas por Carmen Pott, irão encenar a pirâmide da imagem de Nossa Senhora Apa­recida. Os atores Paulo Bortolin, Wilson Bioforte, Toco, Claudi­nei Magno e Laura Coutinho mostrarão o encontro da Santa pelos pescadores. Na ocasião, a Escola de Samba Embaixadores fará uma homenagem especial à Nossa Senhora Aparecida, acompanhada das crianças do coral da Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Como ocorre todo ano nes­ta data, a Secretaria Municipal da Cultura e a Administração Regional de Bonfim Paulista organizam a caminhada reli­giosa com o andor que conduz a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que, durante todo o ano, encontra-se junto ao altar da referida paróquia. Tem ainda o apoio da Guarda Civil Munici­pal e da Polícia Militar. Informa­ções pelo (16) 3636-1206.

Para a coordenadora da ro­maria, Carmen Luiza de Rezende, mais conhecida como Carminha, esta é a festa do povo de fé. “Quem faz a Romaria são os peregrinos cheios de gratidão, para agrade­cer ou pedir. Poder coordenar a romaria é um privilégio que Deus me concedeu para poder cola­borar com todos estes irmãos devotos, além de ter a oportu­nidade de louvar nossa Senhora Aparecida”, afirma Carminha.

A 48ª edição da romaria também celebra os 300 anos do encontro da imagem da Nossa Senhora Aparecida. Em outubro de 1717, os pescadores João Al­ves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banque­te que Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assu­mar, que na época também era o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.

Após várias tentativas de pes­ca, os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em dois pe­daços: primeiro o corpo e, em seguida, rio abaixo, a cabeça. Ao colocar a imagem dentro do bar­co, os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes. Nascia ali uma devoção.

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) e o Consórcio PróUrbano, que detém a con­cessão do transporte coletivo urbano na cidade, vão disponibi­lizar uma linha especial com no mínimo 20 ônibus para fazer o percurso Ribeirão Preto-Bonfim Paulista e vice-versa. Eles sairão com destino ao distrito entre 5h e 8h, com intervalo de 10 mi­nutos. Na volta, vão atender das 11h às 15h, também com 10 mi­nutos de intervalo máximo.

Os veículos farão o seguinte itinerário, saindo do Terminal de Bonfim Paulista: Rua Iria Alves, Rodovia José Fregonsei (Bonfim Paulista-Ribeirão Pre­to), Avenida Presidente Vargas, Rua Vicente de Carvalho, Ave­nida Nove de Julho, Rua Barão do Amazonas, Rua Florêncio de Abreu, Rua Saldanha Marinho, Prudente de Moraes, Avenida Jerônimo Gonçalves (Mercado Municipal) e terminal de ônibus.

Postagens relacionadas

Prestes a completar dez meses, adolescente de Franca continua desaparecido

Redação 1

Especialistas alertam sobre saques em cartões de crédito consignados

Redação 1

Eventos terão 100% de público

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com