A atração deste mês do Clube do Livro – projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão – será a obra “Torto arado”, do romancista baiano Itamar Vieira Junior. O debate será em 29 de maio, sábado, às 16 horas. A atividade será transmitida pela plataforma de reuniões Zoom e replicada na plataforma e Youtube da fundação.
“Torto Arado” foi escrito em 2019. Conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.
O romance foi originalmente publicado em Portugal, pela editora Leya, após vencer o prêmio de mesmo nome. No Brasil, é publicado pela editora Todavia. Além do Prémio Leya, venceu também importantes competições como o Prêmio Jabuti 2020 e o Prêmio Oceanos 2020.
Segundo Gabriela Pedrão, o livro nasceu sendo um “clássico”, apesar de sido lançado em 2019. “Ficamos curiosos e decidimos trazê-lo para o encontro desse ano, por ser de um escritor jovem e da literatura brasileira. Espero que consigamos falar sobre nossa cultura, por retratar a nossa realidade”, comenta a bibliotecária.
Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas – a ponto de uma precisar ser a voz da outra.
Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção. Em abril, o Clube do Livro discutiu a obra “A vida pela frente”, do romancista francês Romain Gary (1914- 1980).
Em março, o Clube do Livro discutiu “Sobre os ossos dos mortos”, da escritora polonesa Olga Tokarczuk, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2019.
Em fevereiro, teve como tema central a obra “O Deserto dos Tártaros”, do italiano Dino Buzzati (1906-1972). Em janeiro, o livro escolhido foi “A Elegância do Ouriço”, da romancista e filósofa francesa Muriel Barbery.
O projeto vai até dezembro. O debate será transmitido na plataforma de reuniões Zoom (https://us02web.zoom.us/j/83403255160), com link disponível também na BIO do Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Com transmissão ao vivo também pela plataforma digital da instituição (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (FeiraDoLivroRibeirao).