O vereador Rodrigo Simões (PSDB) está com sintomas da covid-19. Na sexta-feira, 24 de julho, o parlamentar começou sentir febre, gripe, tosse e calafrio. Já fez exames de raio-X e eletrocardiograma e nesta sexta-feira (31) fará o teste para detecção ou não da doença. Atualmente, o tucano está em isolamento em sua residência e, com recomendação médica, tomando a hidroxicloroquina e ivermectina. Ele participou da sessão desta quinta-feira (29) por videoconferência.
Em junho, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou que apenas dois funcionários da Câmara Ribeirão Preto testaram positivo para o coronavírus. Os testes foram feitos em 199 pessoas do Legislativo – incluindo vereadores. As orientações de isolamento foram repassadas pela equipe que esteve no local e o acompanhamento desses pacientes foi feito pela pasta.
Em 11 de junho, o vereador Fabiano Guimarães (DEM) afirmou ao Tribuna que o resultado de seu exame para Sars-CoV-2 deu negativo. Ele foi submetido ao teste no dia 4, depois de procurar o Polo Novo Coronavírus (Covid-19), na Unidade de Pronto Atendimento Doutor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da Treze de Maio, no Jardim Paulista, Zona Leste, após sentir febre, dor de cabeça, tosse e resfriado.
Na Câmara, foram submetidos aos exames foram apenas os parlamentares e funcionários públicos que desempenham suas funções de forma presencial no Legislativo. O teste consiste em analisar o sangue retirado por meio de picada no dedo e ocorreu a pedido da Comissão Permanente de Seguridade Social, Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara, presidida por Jorge Parada (PT).
Foram submetidos ao exame quem não está trabalhando no sistema home office durante a pandemia do coronavírus. Na semana passada, maioria dos servidores que não fazem parte dos grupos de risco – idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas – retornou às atividades, mantendo o protocolo estabelecido pelas autoridades de saúde, mas agora eles voltarão a desempenhar suas funções de casa. O Legislativo de Ribeirão Preto tem 96 servidores concursados e 135 comissionados que atuam nos gabinetes dos 27 vereadores.
Atualmente, a sessões da Câmara são online por causa da pandemia do novo coronavírus. As reuniões foram adiantadas para as 16 horas. Também foi proibida a presença de público no plenário, denominado Orlando Vitaliano. Também estão suspensas as sessões solenes. A mudança foi decidida pela Mesa Diretora em conjunto com os demais vereadores. O Legislativo tem 27 parlamentares, e quase 30% têm mais de 60 anos de idade – oito são sexagenários ou septuagenários.
Quatro são sexagenários: Elizeu Rocha (Progressistas), com 60 anos; Luis Antônio França (PDT), também com 60: Maurício Vila Abranches (PSDB), com 61: e Marinho Sampaio (MDB), também com 61 anos. Outros quatro são septuagenários: Bertinho Scandiuzzi (PSDB), com 77 anos; Jorge Parada (PT), com 70; Nelson Stefanelli, o “Nelson das Placas” (PDT), com 79; e Waldyr Villela (MDB), com 83 anos.