O vice-governador Rodrigo Garcia, que deve disputar a sucessão de João Doria pelo PSDB em 2022, esteve na região nesta sexta-feira, 1º de outubro, onde participou do lançamento do Manual Técnico Operacional do Programa de Regularização Ambiental Rural (PRA), uma parceria das secretarias estaduais da Agricultura e Abastecimento com a de Infraestrutura e Meio Ambiente.
O lançamento faz parte do “Programa Agro Legal” e tem como objetivo auxiliar na regularização das propriedades rurais de acordo com o código florestal. “Esse programa que estamos lançando vai estabelecer novos investimentos no meio ambiente do Estado de São Paulo e dar segurança para o agricultor. São Paulo está novamente dando exemplo: é o estado mais desenvolvido no Brasil e o que mais respeita o meio ambiente”, destacou Garcia.
O produtor rural terá orientação técnica e tecnologia para diagnosticar sua área, monitorar e acompanhar todo o processo. O que permitirá abertura de novos mercados, valorização dos seus produtos e sua propriedade e ainda o reconhecimento oficial de regularidade ambiental, facilitando o acesso ao crédito e benefícios estatais.
O secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, participou do evento representando o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), que está no México – Daniel Gobbi (PP), vice e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, ficará no cargo até 8 de outubro. Também estiveram presentes as secretárias Catherine D’Andrea (Meio Ambiente) e Isabella Pessotti (Cultura e Turismo). Os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e Baleia Rossi (MDB-SP) também participaram, além de vereadores da cidade e da região.
“Rotas Rurais”
Na ocasião, foram firmados convênios para o “Programa Rotas Rurais” com 60 municípios. A iniciativa visa inserir propriedades, estabelecimentos e estradas rurais no mapa. Para isso, cria um Código de Endereçamento Rural Digital (Cerd) para cada propriedade e estabelecimento rural paulista. Esse código funciona como um CEP rural personalizado, idealizado a partir da solução Plus Code, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade e estabelecimento rural.
O recurso ainda indica como é o traçado das vias rurais que chegam até cada localização. As prefeituras recebem um mapa com todos os Cerds da sua área rural e podem utilizar essa informação para estabelecer nomes de vias rurais e numeração das propriedades, ou seja, um endereço convencional.
Entre os municípios que serão beneficiados, estão Ribeirão Preto, Altinópolis, Batatais, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Santo Antônio da Alegria, São José da Bela Vista, Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra, Barrinha, Brodowski e Cajuru.
Também estão na lista Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guatapará, Jardinópolis, Luiz Antônio, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
Antes de vir a Ribeirão Preto, Garcia esteve em Pradópólis, onde anunciou o início das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgotos. O trabalho está sendo realizado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pela prefeitura, que estão investindo, ao todo, R$ 12,6 milhões na construção da estação.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Garcia ainda liberou R$ 1,6 milhão para obras de iluminação, infraestrutura e pavimentação do Distrito Industrial de Pradópolis. Em Ribeirão Preto, ainda entregou três novas variedades de açúcar para produtores rurais durante evento na sede do Instituto Agronômico da cidade.