Rodovias de Ribeirão Preto vão ganhar mais dois radares fixos. Os equipamentos entram em operação a partir da quinta-feira (27). A Arteris ViaPaulista, concessionária que administra as rodovias que vão receber os radares, informa que os equipamentos vão funcionar na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255) e Cândido Portinari (SP-334), ambos em Ribeirão Preto.
Na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna, que liga Ribeirão Preto a Araraquara, o radar passa a operar no km 3,9, na pista sentido Araraquara a Ribeirão Preto. Já na Cândido Portinari, que liga Ribeirão Preto a Franca, o dispositivo foi instalado no km 319,9, na pista sentido a Brodowski.

“A concessionária reforça que a instalação dos equipamentos é uma determinação prevista no contrato de concessão, mas que a gestão dos dados e multas é realizada pelo DER-SP”, explica a Arteris ViaPaulista.
No radar da Rodovia Antônio Machado Sant’Anna, o limite de velocidade para todos os tipos de veículos é de 90 km/h. Já na Cândido Portinari, o limite é de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados.
Recorde de radares
Desde o dia 04 de fevereiro, já são sete radares instalados por determinação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas rodovias da região. De acordo com o portal Gazeta do Povo, desde que lançou um edital, Tarcísio deve dobrar o número de radares de velocidade ainda neste primeiro semestre.

Em nota enviada ao portal Gazeta do Povo, o Departamento de Estradas de Rodagens de São Paulo (DER-SP) alegou ser uma estratégia para reduzir o número de acidentes. No ato da publicação do edital, de acordo com o DER, as rodovias paulistas contavam com 585 equipamentos e até o final deste semestre deve chegar a 1.234, um aumento de 99,7% no número de radares em operação.
Reduziu como ministro
De acordo com o Portal Gazeta do Povo, quando ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio reduziu o número de radares a pretexto de combater a “indústria da multa. Na ocasião, segundo o portal, ele diminuiu o número de radares em rodovias federais dos 4 mil equipamentos para 1,9 mil.
Pedágios
Tarcísio de Freitas também tem recebido muitas críticas desde que anunciou edital para a construção de praças de pedágios. No edital, o governador estabeleceu novas praças, através de pórticos de cobrança no Sistema Automático Livre (free flow), em várias regiões do Estado.

A insatisfação tomou conta de muitos motoristas que circulam nas rodovias e vários movimentos Pedágio Não crescem em todo o Estado. A deputada estadual Professora Bebel (PT), que é de Piracicaba, se reuniu nesta segunda-feira (24) com lideranças da região na cidade de Americana e deve realizar audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para tentar barrar o projeto.
“Criamos um coletivo de mobilização para enfrentar mais esse ataque do governo estadual, que insiste em penalizar quem mais precisa. Não aceitaremos que a população pague ainda mais para se deslocar, estudar, trabalhar ou acessar serviços básicos. Seguiremos mobilizadas e em luta”, garantiu professora Bebel.
O Edital prevê a instalação dos pedágios em trechos das rodovias SP-215, SP-333, SP-338, SP-340, SP-344, SP-346, SP-350 e SPI-225/342. Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana, Santa Cruz da Esperança, Cajuru e Mococa são algumas das cidades que devem receber os pedágios. A Rodovia Abrão Assed (SP-330), que liga Ribeirão Preto a Cajuru, é um dos trechos projetados para receber o pedágio free flow de Tarcísio.