Quando foi inaugurada em 1º. de novembro de 1976 o atual Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto recebeu o título de “terminal rodoviário” mais moderno do interior do Brasil. Na época, segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1970, Ribeirão Preto tinha uma população de 212.879 moradores e o novo espaço, até por sua localização na região central, facilitava o acesso dos passageiros de todas as regiões da cidade.
Entretanto, hoje, quarenta e oito anos depois, e com uma população 200% maior – 698.642 habitantes de acordo com o mais recente Censo feito em 2022 -, o terminal se tornou alvo de muitas críticas da população. A principal dela, a dificuldade para chegar à estação rodoviária em função do “pesado” trânsito nas imediações.
Outro motivo das críticas é o fato de que o longo dos anos, o terminal recebeu apenas uma grande reforma entre os anos de 2007 e 2008 para tentar adequá-lo ao crescimento da cidade e ao aumento no número de passageiros que o utilizam. Ou seja, a reforma que incluiu a construção de novas plataformas de embarque para os ônibus interurbanos, separando os das plataformas de embarque dos ônibus suburbanos, foi feita há exatos 17 anos. Segundo a prefeitura, a mais recente intervenção foi o projeto de modernização da iluminação da fachada.
Com 17 plataformas de embarque, 37 empresas rodoviárias, o terminal recebe em média, 4 mil passageiros por dia. A cidade mais distante com itinerário partindo de Ribeirão Preto é Belém, no Pará. Vale lembrar que o Terminal Rodoviário fica localizado em um condomínio comercial com cerca de 100 boxes que incluem desde salões e beleza, lanchonetes até lojas de artigos religiosos e roupas.
Cada box tem um proprietário e administração do espaço é responsabilidade do Condomínio Shopping Ribeirão Preto com síndica eleita por eles. A Sociedade Civil Campineira (Socicam) é responsável apenas pela operação do terminal de passageiros intermunicipais e pelos nove quiosques e dois cafés que ficam localizados na área de embarque. Também não é responsável pelas linhas suburbanas que partem e chegam na estação.
Concessão – O atual contrato de concessão de operacionalização do terminal rodoviário com a Socicam vai até 2036. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano eventuais hipóteses de rescisão contratual estão previstas na Lei 8.987/1995 e no contrato. Entretanto, não existe nenhuma iniciativa ou proposta neste sentido.
A Secretaria informou também que contratualmente, a Socicam deve garantir a segurança, a higiene e o asseio do terminal, assim como reparo e manutenção dele. Esclareceu ainda que não há qualquer estudo para mudança de local do atual terminal rodoviário.
Durante a segunda administração do prefeito Antônio Palocci – 2001-2004 -, na época no PT, foram feitas articulações para a transferência do atual terminal para outra região da cidade. O local escolhido seria uma grande área próxima à Fundação Educandário, no Jardim Independência. Os defensores da ideia afirmavam que por ficar perto do Anel Viário Norte – Rodovia Anhanguera -, a chegada e partida dos ônibus intermunicipais seria facilitada.
Entretanto, o assunto acabou sendo esquecido pelas administrações municipais que se seguiram. Atualmente, no local, o governo Nogueira garante que construirá o Centro Administrativo da Prefeitura. A licitação da obra já foi iniciada.
Procurada pela nossa reportagem a Socicam informou que não cabe a ela definir a localização do terminal e sim administrá-lo. Porém, garantiu que está à disposição, caso seja envolvida em eventual discussão do assunto.
Entre as ações realizadas no terminal pela Socicam e em parceria com órgão públicos e entidades estão mutirões de emprego, campanha de combate a hipertensão, campanha de agasalho e campanha de arrecadação de brinquedos, entre outros.
Moradores de rua migraram da rodoviária
Até pouco tempo, moradores em situação de rua eram personagens comuns e visíveis no dia a dia de quem passava pelo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto. Agora, esses moradores migraram do local para regiões um pouco mais distantes do terminal. Entre os locais, a avenida Álvaro de Lima, nas proximidades da Câmara de Vereadores. Na região foi criada uma espécie de “Cracolândia”, a exemplo das existentes em vária cidades do país.
A migração, segundo apuração do Tribuna Ribeirão, foi resultado do aumento das ações da Guarda Civil Metropolitana (GCM) no local. Segundo a corporação, de janeiro a abril foram realizadas várias intervenções periódicas, na região do Terminal Rodoviário. Denominada de Operação Saturação, ela tem objetivo de coibir o tráfico de drogas, furtos, roubos e outras ocorrências.
Procurada durante a semana para comentar sobre as ações que realiza em relação aos moradores em situação de rua, e especificamente sobre os daquela região da cidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) não respondeu aos questionamentos.
Os dados mais recentes divulgados no segundo semestre do ano passado pela Secretaria revelaram que Ribeirão Preto tinha, na ocasião, 1.696 pessoas em situação de rua. O número foi levantado com base nos registros de abordagens diárias do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e levantamento do Programa da Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Segundo a Administração Municipal, são consideradas pessoas em situação de rua quem teve, pelo menos, uma abordagem nos últimos 150 dias a partir da atual data.
A primeira rodoviária da cidade
A primeira Estação Rodoviária de Ribeirão Preto foi construída na década de 1960 e ficou conhecida como Rodoviária do Triângulo. Sua localização era entre as ruas Antônio Grelet, Alagoas e avenida Fábio Barreto, nos Campos Elísios.
Os ônibus paravam ao lado esquerdo da rodoviária, na avenida Fábio Barreto, enquanto o lado direito da rodoviária era destinado para táxis e carros particulares.
A proposta de manter a rodoviária naquele local era temporária, pois era uma forma de unificar as diversas “mini-rodoviárias” existentes na região da avenida Jerônimo Gonçalves, enquanto o atual terminal era construído.
Atualmente no espaço da antiga rodoviária funciona o 9º Agrupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto. Ribeirão também possui uma míni rodoviária no bairro Jardim Paulista.