Muita gente pretende viajar de ônibus neste carnaval, celebrado neste final de semana prolongado, entre sábado (22) e Quarta-Feira de Cinzas, 26 de fevereiro. Segundo a concessionária Socicam Terminais de Passageiros, entre chegadas e partidas, a rodoviária local estima recepcionar 36 mil passageiros a partir desta sexta-feira (21) e até quarta (26).
A previsão da concessionária indica cerca de nove mil pessoas deixando a cidade de ônibus entre sexta e sábado. A Socicam diz que o quadro de funcionários nas áreas de operação, limpeza, segurança e manutenção receberá um reforço de acordo com a demanda, e a programação dos ônibus também sofre modificações para que o terminal consiga atender o aumento da movimentação com os carros extras.
A operação especial também é estendida aos parceiros que atuam dentro dos terminais – empresas de ônibus, pontos de alimentação, lojistas e demais serviços. As cidades mais procuradas são a capital paulista e o litoral sul de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). Nos dois dias de pico (21 e 22), serão disponibilizados 50 carros extras partindo do terminal de Ribeirão Preto. Caso haja necessidade, mais ônibus poderão ser disponibilizados.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida com o atendimento do terminal rodoviário ou junto às empresas de ônibus. A Socicam orienta o passageiro a comprar as passagens de ida e volta com antecedência por causa da grande procura nos feriados prolongados. Dependendo do destino, a aquisição pode ser feita pelo site (www. socicam.com.br) ou diretamente com a viação escolhida. É essencial que todas as pessoas, até mesmo as crianças, apresentem documento de identificação original e com foto.
A partir dos 16 anos de idade, o passageiro pode viajar totalmente desacompanhado. Já os menores de 16 anos precisam de autorização para viajar, segundo decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/ SP). Mais informações no site www.tjsp.jus.br, em Informações/Autorização de Viagem para Crianças e Adolescentes. São permitidos até 30 quilos no bagageiro e até cinco quilos de bagagem de mão, desde que não interfira no conforto dos passageiros dentro do ônibus.