Muita gente pretende viajar de ônibus neste feriadão prolongado do Dia da Independência do Brasil, celebrado nesta sexta-feira, 7 de setembro. Segundo a concessionária Socicam Terminais de Passageiros, entre chegadas e partidas, a rodoviária de Ribeirão Preto estima recepcionar 28 mil passageiros entre esta quinta-feira (6) e segunda-feira (10). A previsão da concessionária indica mais de oito mil pessoas deixando a cidade de ônibus entre hoje e amanhã.
Portanto, evite as viagens nesta quinta-feira, entre 20 e 23 horas, e na sexta-feira, das oito às 12 horas. As cidades mais procuradas são Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Nos dois dias de pico serão disponibilizados 30 carros extras partindo do terminal de Ribeirão Preto. Caso haja necessidade, mais ônibus poderão ser disponibilizados.
A Socicam orienta o passageiro a comprar as passagens de ida e volta com antecedência por causa da grande procura nos feriados prolongados. Dependendo do destino, a aquisição pode ser feita pelo site (www.socicam. com.br) ou diretamente com a viação escolhida. É essencial que todas as pessoas, até mesmo as crianças, apresentem documento de identificação original e com foto;
A partir dos 12 anos de idade, o passageiro pode viajar totalmente desacompanhado. Já as crianças menores de 12 anos precisam de autorização para viajar. São permitidos até 30 quilos no bagageiro e até cinco quilos de bagagem de mão, desde que não interfira no conforto dos passageiros dentro do ônibus.
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) comunica que nesta sexta-feira, feriado da Independência, a abertura das lojas será facultativa. Os estabelecimentos funcionarão normalmente no sábado (8), das nove às 17 horas. Nos quatro shopping centers da cidade – RibeirãoShopping, Santa Úrsula, Iguatemi e Novo Shopping – as praças de alimentação e lazer vão atender normalmente todos os dias. Na sexta-feira, a abertura também será facultativa.
Prefeitura
A prefeitura de Ribeirão Preto se organiza para garantir o plantão dos serviços essenciais, oferecendo o melhor atendimento possível à população durante o feriadão. As repartições públicas fecham no final da tarde desta quinta-feira (6) e só vão reabrir na segunda-feira, dia 10. As Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) do Quintino Facci II, da Vila Virgínia e Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio, no Jardim Paulista, irão funcionar normalmente para urgência e emergência. Mais informações no site www. ribeiraopreto.sp.gov.br.