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Rodovia da região vai receber pedágio Free Flow

Sistema elimina praças de pedágios e quem não tiver tag de passagem automática terá 15 dias para pagar tarifas ou receberá multa e pontos na carteira

Motorista que não tiver tag deve pagar em até 15 dias ou leva multa e pontos na CNH (Foto: Portal do Governo SP/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

A Rodovia Carlos Tonani (SP-333), que depois passa a se chamar Nemésio Cadetti e Laurntino Mascari, será a primeira da região a receber o sistema de pedágio Free Flow. De acordo com o governo do Estado, a nova tecnologia de cobrança de pedágio entra em funcionamento a partir de 1º de agosto.

Duas praças da SP-333 utilizarão a tecnologia: em Itápolis, km 179, no sentido leste; e em Jaboticabal, km 110, no sentido oeste. Os pórticos de cobrança substituirão as praças de pedágios de barreiras. São estruturas equipadas com tecnologia para a leitura e identificação dos veículos.

Os carros que já possuem os adesivos (tags) para cobrança automática não terão que fazer nenhuma mudança. Já os motoristas que pagam pedágio nas cabines podem optar pela adesão a alguma das empresas que operam o sistema automático. Os usuários que optam pelo pagamento automático recebem um desconto de 5% no valor da tarifa, além do benefício do Desconto de Usuário Frequente (Duf) exclusivo para carros que oferece descontos progressivos a cada passagem durante o mesmo mês.

Multa e pontos na carteira

Caso não queiram aderir ao sistema, os motoristas terão 15 dias para efetuar o pagamento das tarifas utilizando canais eletrônicos disponibilizados pela concessionária. Quem passar por qualquer pedágio e não fizer o pagamento, no caso do modelo Free Flow em até 15 dias corridos, receberá multa de R$195,23 por evasão de pedágio, além de 5 pontos na CNH, de acordo com o artigo 209 do CTB.

Para garantir uma viagem tranquila e evitar autuações por evasão de pedágio, é fundamental que os usuários planejem sua rota antecipadamente, verificando as tarifas ao longo do trajeto e os métodos de pagamento aceitos em cada concessionária. Além disso, ao utilizar as pistas automáticas, os motoristas devem se certificar de que seus dispositivos eletrônicos estão devidamente liberados para cobrança e obedecer às regulamentações de velocidade e distância, assim como às sinalizações de passagem e cancela.

“A chegada do sistema Free Flow representa um marco significativo para as rodovias concedidas do estado de São Paulo, promovendo uma circulação mais fluida e segura para os usuários”, destaca Milton Persoli, diretor geral da Artesp. “Ao eliminar a necessidade de paradas, variações de velocidade ou trocas de faixa, como ocorre na chegada das praças de pedágio, o modelo traz economia de tempo, aumento da segurança viária e até redução no consumo de combustível.”

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