Nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 20h30, o Botafogo Futebol Clube realiza seu último evento em comemoração aos 101 anos de fundação, completados no último dia 12. O evento que fecha o ciclo é o stand-up comedy com o humorista Roberto Edson, que ficou conhecido em todo Brasil pelo personagem Chico Lorota.
“Neste mês de aniversário do Botafogo, realizamos um evento social, outro ambiental e, agora, um artístico. A diversidade atende as mais variadas preferências, não somente da coletividade botafoguense, mas de toda comunidade”, diz o diretor social do clube, Leopoldo Okamoto.
O roteiro de “Minha vida é uma piada” trata de uma intervenção humorística com temas observados em consultas médicas do próprio Roberto Edson, gafes de familiares, amigos ou de pessoas que cruzaram sua vida nas mais variadas circunstâncias – que são verdadeiros insights e uma espécie de laboratório.
O desafio é envolver o seu público, que o acompanha há mais de 20 anos. Em “Minha vida é uma piada” há ainda uma coletânea de situações corriqueiras e conversas de velório – tais como as de botequins. O humorista diz que aproveitou registros de sua memória, selecionou cenas que marcaram sua experiência com o riso e trouxe sua leitura para o palco.
Roberto Edson lançou “Minha vida é uma piada” em 2016 e viajou por várias cidades com o espetáculo que arranca gargalhadas pelas situações abordadas, inspiradas na vida e no cotidiano do próprio artista. Ele diz que tudo o que ocorre em sua vida não é diferente das demais pessoas, e que a diferença está na forma como os acontecimentos são encarados.
Para ele, tratar a rotina com humor é o grande segredo para não levar a vida tão a sério. O humorista tem como inspiração nomes como Fábio Porchat e Thiago Ventura e diz que convive com a comédia 24 horas por dia. Acontecimentos de diferentes fases, idades e locais norteiam o espetáculo e fazem a plateia rir de si mesma. Os temas são variados, todos de momentos corriqueiros, como uma simples consulta ao médico – levada ao humor.
A produção do artista transforma fatos do seu dia a dia em histórias de humor. Segundo Roberto Edson, o show faz as pessoas se identificarem com os relatos e rirem do comediante e de si mesmas, já que ele mistura situações do cotidiano com piadas que têm tudo a ver com a comédia da vida privada.
Ter a percepção dos fatos e relatos que geram o riso espontâneo, observar histórias reais e transformá-las em verdadeiros roteiros de humor é um dos talentos de Roberto Edson. Nos flashes do cotidiano, ele encontra matéria-prima para sua produção criativa e para sua melhor performance: fazer o público rir – sempre acreditando que este é o melhor remédio da vida.
Essa intuição do artista para identificar que tipo de piada é de fato digna de uma série de gargalhadas da plateia é algo que ele explica “faz parte de sua vida, desde sempre”. Para criar um novo espetáculo com a sua marca registrada, Roberto Edson vasculhou um repertório pessoal, rico em detalhes e com passagens muito interessantes. São recortes de momentos que, de fato, vivenciou na sua trajetória – em várias fases, idades, locais, na companhia de familiares, conhecidos e desconhecidos.
Os ingressos estão sendo vendidos na Pantera Shop, loja oficial do Botafogo que fica anexa ao Estádio Santa Cruz, e custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). O show será no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na rua Bernardino de Campos nº 999, Higienópolis, e a classificação indicativa é de 14 anos. No show “Minha vida é uma piada”, o comediante fica de “cara limpa” e conta várias histórias do cotidiano, que toda plateia se identifica.
Roberto Edson
Com mais de 20 anos de carreira artística, o comediante Roberto Edson apresenta-se por inúmeras cidades de todo Brasil, em teatros, hotéis e convenções; atendendo a empresas dos mais variados setores. Protagonizou durante sete anos o personagem “Chico Lorota” do programa “Caminhos da Roça”, exibido pela EPTV – afiliada da Rede Globo. Protagonizou também o mesmo personagem no programa “Raízes da Terra”, da TV Record.
A partir de figuras facilmente encontradas pelas ruas, mas com características muito bem aproveitadas pelo humorista, suas apresentações geralmente contam com três personagens: “Chico Lorota”, “Leonel Jornaleiro” e “Saideira”. Além de “minha vida é uma piada”, tem vários shows no currículo, como “Acunticido”, “Causos e violas” e muitos outros, além de palestras de humor.
Seu personagem Chico Lorota virou história em quadrinhos (HQ). O selo Ribeirão Preto em Quadrinhos (RPHQ 4) lançou, há um ano, em novembro de 2018, a comic book “Causos do Chico Lorota”. O projeto reúne mais de 25 artistas – entre roteiristas e ilustradores – em torno de roteiros originais e causos do bom caipira. A coletânea conta com 14 histórias em quadrinhos, dois causos ilustrados e um bônus de entrevistas com os autores, tudo em 44 páginas coloridas.