Tribuna Ribeirão
Destaque

VÍDEOS – Rio de esgoto incomoda no Jardim Palmares

Esgoto vazando a céu aberto causa transtornos para moradores do bairro e pode causar danos ambientais em área onde há várias nascentes

Por: Adalberto Luque

Moradores do Jardim Palmares, zona Leste de Ribeirão Preto, estão reclamando do vazamento de esgoto que ocorre com frequência naquele bairro. O problema maior é na Rua Armando Sicci, a última do bairro, que faz divisa com uma área onde existem algumas nascentes e é considerado ponto de recarga do Aquífero Guarani, responsável pela água potável que abastece Ribeirão Preto.

Um morador gravou um vídeo mostrando o rio de esgoto que corre pelas ruas do bairro. Em sua denúncia, ele informa que a situação é frequente.

Ele também denuncia que várias reclamações foram feitas junto à Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP), mas até agora o problema não foi resolvido. Além do mau cheiro, os moradores convivem com aumento de baratas e outros insetos atraídos pelas condições precárias com o rio de esgotos correndo a céu aberto.

Por vários metros é possível notar que o rio passa por várias caixas de coleta e contenção, que estavam transbordando. Durante o dia, com o sol forte, o problema do cheiro se agrava ainda mais.

Esgoto segue empoçado por vários pontos da rua (Foto: Max Gallão Mesquita – Vídeos: redes sociais)

Segundo João Germano Marioti, o problema é antigo. “O local é uma área de preservação permanente. Tem várias nascentes, inclusive numa área atrás tem um brejo, alagado. Desde que o bairro foi implantado, apresenta problemas na estrutura de esgoto e de galerias pluviais. Antes de ser SAERP, o DAERP fez uma obra ali e eliminou uma estação de tratamento de bombeamento de esgoto, que tinha na Rua Armando Sicci e fez uma tubulação para jogar na estação elevatória que vai para o Caiçara, perto da entrada do Cândido Portinari. Porém a obra piorou. Foi mal elaborada, dá pra ver que foi mal feita. Não pode chover um pouquinho que o vazamento é grande”, explica Marioti.

A SAERP foi procurada e se manifestou através de nota. “A Saerp informa que já foi realizada manutenção no sistema de esgotamento sanitário do Jardim Palmares, normalizando a situação.” A reportagem do Tribuna esteve no local na manhã desta sexta-feira (1) e, apesar de não haver esgoto correndo, ainda há muito mau cheiro e poças de água suja paradas por vários pontos da Rua Armando Sicci.

Postagens relacionadas

Polícia apreende cerca de 37 Kg de maconha em Ribeirão Preto

William Teodoro

Inscrições para vagas no Fies do segundo semestre terminam nesta terça

Redação 2

Agendamento para vacinação contra Covid em pessoas com 37 a 42 anos (1ª DOSE) será aberto nesta quinta-feira, dia 8

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com