Prefeito eleito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD) e o vice-prefeito Alessandro Maraca (MDB) se reuniram, na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro, com 13 vereadores da coligação “Para Ribeirão avançar”, que levou o atual deputado federal, de 39 anos, à vitória no segundo turno das eleições municipais deste ano, com 131.421 votos (50,13% dos válidos).
O segundo colocado, empresário e engenheiro químico Marco Aurélio Martins (Novo), de 54 anos, obteve 130.734 votos (49,87%), diferença de apenas 687 votos (0,26%), a eleição mais disputada da história da cidade, superando o pleito de 1996.
Vereadores que apoiaram André Trindade (União Brasil) também participaram: Mauricio Vila Abranches (PSDB) e Mauricio Gasparini (União Brasil), além do atual vereador Bertinho Scandiuzzi (PSD), que não tentou a reeleição. Da coligação de Silva não compareceram Igor Oliveira (MDB) e Isaac Antunes (PL)
Além de PSD e MDB, a coligação é composta ainda pelo Solidariedade, PP, PDT, PL, PRD, Avante, Republicanos e PSB. Com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), elegeu 15 vereadores este ano, 68,17% das 22 cadeiras da Câmara. Esses parlamentares vão compor a base de apoio do futuro governo municipal, que deverá ter 18 legisladores no total. O encontro aconteceu na sede do Governo de Transição, no Jardim Sumaré.
Na reunião, Ricardo Silva anunciou suas primeiras ações como futuro prefeito de Ribeirão Preto. O decreto número 001/2025, que será assinado em 1º de janeiro, prevê a remodelação dos corredores de ônibus, um anseio que contempla solicitação de vereadores, motoristas e comerciantes das principais avenidas da cidade.
“Vamos garantir mobilidade urbana, garantir o corredor de ônibus, mas de um jeito que eles não atrapalhem a vida da cidade, assim como o comércio nas avenidas, tão castigados pelas recentes obras viárias”, declarou. De acordo com o prefeito eleito, as mudanças começarão pela avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, e na avenida Saudade, nos Campos Elíseos.
Segundo o prefeito eleito, motoristas terão permissão para estacionamento fora do horário de pico, das nove às 16 horas. Desde 12 de outubro, segundo decisão da Mobi – empresa responsável pelo trânsito e transporte urbano da cidade –, o corredor opera exclusivamente para ônibus somente entre seis e nove horas da manhã e das 16 e 19 horas, horários de pico, de segunda a sexta-feira, mas não permite a para de veículos
Aos sábados, a faixa do corredor de ônibus virou exclusiva para a passagem de ônibus apenas entre seis e nove horas. Nos demais horários é preferencial, na ausência de coletivos, os veículos particulares estão livres para transitar. Aos domingos e feriados, está tudo liberado.
Na Dom Pedro I, a permissão de estacionamento será no sistema de Área Azul. Apenas dentro dos horários de maior movimento, os corredores funcionarão como exclusivos e sem permissão de estacionamento. Também haverá uma readequação das vagas de carga e descarga e espaços para o estacionamento de motos, nas vias adjacentes.
Com 70 novas vagas criadas na praça Pedro Biagi, a pedido da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), são 372 vagas de Área Azul distribuídas em ruas perpendiculares à avenida Dom Pedro I. Na avenida Saudade são 96 vagas, totalizando 1.629.
Em dias normais, os usuários podem comprar créditos da Área Azul Digital de R$ 1,50, para uma hora, ou de R$ 3 para duas horas. O motorista tem tolerância de até 15 minutos exclusivamente para aquisição do crédito avulso de qualquer valor.
O mesmo crédito adquirido pode ser utilizado em diferentes vagas, até o limite do seu vencimento. As motocicletas são dispensadas do pagamento da tarifa desde que estacionadas nos locais estabelecidos por sinalização própria. Funciona de segunda a sexta-feira, das nove às 18 horas, e aos sábados, das nove às 13 horas.
Com a remodelação do Programa Ribeirão Mobilidade, Silva cumpre o compromisso assumido publicamente com lojistas do varejo de Ribeirão Preto, nos encontros com os candidatos, realizados por Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a participação de entidades parcerias, ainda no período de pré-campanha.
Ricardo Silva anunciou ainda que Alessandro Maraca será o interlocutor do governo de transição junto ao Legislativo. “Maraca fará essa ponte política. A atuação dos vereadores reflete o anseio da população e eles estão próximos de demandas que precisam de solução da prefeitura. Maraca fará o estreitamento deste diálogo, que consideramos muito necessário e democrático”, explicou.
Silva lembrou ainda que, em breve, haverá reunião com os demais vereadores. “Temos muitas ações urgentes, mas vamos discuti-las com todos de forma ágil, transparente e humana”, emendou. “Essa reunião reflete o respeito que temos pelas instituições. Ela foi muito representativa e mostra a cidade que queremos incluindo a todos”, finalizou o vice-prefeito Alessandro Maraca.
Participaram os vereadores da coligação Paulo Modas (PSD), Jean Coraucci (PSD), Rangel Scandiuzzi (PSD), Danilo Scochi (MDB), Roger Ronan da Silva (Bigodini, MDB) , Delegado Martinez (MDB), Matheus Moreno (MDB), Lincoln Fernandes ( PL), Antônio Baptista Lopes Junior (Junin Dêdê, PL), Daniel Vieira Rodrigues (Daniel do Busão, PL), Brando Veiga (Republicanos), Daniel Gobbi (PP) e Franco Ferro (PP).