O deputado federal Ricardo Silva (PSB) está em quarentena por suspeita de infecção pelo novo coronavírus (covid-19). De acordo com o parlamentar, ele recebeu recomendações médicas para ficar em isolamento, dentro de casa, após apresentar sintomas de gripe, como dor de cabeça e coriza.
“Em Brasília, eu mantive contato com algumas pessoas que deram positivo para o coronavírus. Alguns sintomas começaram a aparecer em mim, como coriza, a voz está meio anasalada. Um pouquinho de dor de cabeça. Nada muito sério”, afirma o parlamentar.
Ricardo Silva (PSB-SP) assumiu, em 17 de fevereiro, uma vaga na Câmara dos Deputados no lugar do titular da cadeira, o jurista Luiz Flávio Gomes (SP), do mesmo partido, que pediu afastamento por 120 dias para tratamento de saúde – luta contra um câncer.
Filho do deputado estadual Rafael Silva (PSB), o ribeirão-pretano, que foi aluno de Gomes em cursos preparatórios, foi candidato ao cargo por São Paulo pelo Partido Socialista Brasileiro em 2018 e obteve 61.037 votos, sendo 21.428 (ou 7,82% dos válidos) em sua cidade natal, garantindo a suplência no estado – inicialmente, ficará no cargo até junho.
Com a posse de Ricardo Silva, a região de Ribeirão Preto passa a contar com quatro deputados na Câmara Federal: além do representante do PSB, estão no Congresso nacional Baleia Rossi (MDB), Pastor Marco Feliciano (Podemos) e Arnaldo Jardim (Cidadania). Graduado em Direito, formado também em Filosofia e pós-graduado em Sociologia, atualmente é apresentador do Programa SBT Verdade.