Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Ricardo Silva e vereadores serão diplomados nesta quarta

Tribunal Regional Eleitoral vai diplomar o prefeito eleito Ricardo Silva (PSD), o vice-prefeito Alessandro Maraca (MDB) e os 22 vereadores  

O prefeito eleito Ricardo Silva terá ampla maioria na Câmara de Vereadores (Alfredo Risk)

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizará nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a cerimônia de diplomação do prefeito eleito Ricardo Silva (PSD), do vice-prefeito Alessandro Maraca (MDB) e dos 22 vereadores que vão compor a 19ª legislatura (2025-2028) em Ribeirão Preto. A cerimônia será online, às 14 horas, no site da Corte Eleitoral pelo “Sistema de Diplomação de Eleitos e Suplentes – Diplomas”. 
 
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse do cargo será realizada pelo “Sistema de Diplomação de Eleitos e Suplentes – Diplomas”. Não haverá cerimônia presencial, somente expedição do diploma pelo sistema 
 
O atual deputado federal Ricardo Silva (PSD), de 39 anos, será o prefeito de Ribeirão Preto a partir de 1º de janeiro de 2025 e até 31 de dezembro de 2028. O candidato da coligação “Para Ribeirão avançar”, que tem o vereador Alessandro Maraca (MDB) como vice, venceu a eleição mais disputada da história da cidade, superando o pleito de 1996.  
 
O prefeito eleito não deverá ter problemas para aprovar projetos na Câmara de Ribeirão Preto. Ricardo Silva obteve 131.421 votos (50,13% dos válidos), contra 130.734 (49,87%) do empresário e engenheiro químico Marco Aurélio Martins (Novo), diferença de apenas 687 votos (0,26%). Elegeu 15 vereadores este ano, 68,17% das 22 cadeiras da Câmara.  
 
Marco Aurélio Martins saiu candidato pela chapa “Ribeirão Próspera e Empreendedora”, com Antônio Carlos da Freiria (Novo) candidato a vice-prefeito. Reelegeu um vereador, 4,55% das cadeiras. Os outros seis que foram eleitos por outros grupos são das coligações “Amor por Ribeirão” e “Respeito por Ribeirão”. A primeira elegeu três vereadoras do PT (13,64% das cadeiras da Câmara) e a segunda, três parlamentares de União Brasil e PSDB (13,64%). 
 
A Câmara de Ribeirão Preto terá nove novos vereadores na 19ª legislatura. O índice de renovação foi de 40,91% este ano, bem acima da tradicional média de 30% dos últimos pleitos municipais. Porém, três atuais parlamentares desistiram de tentar a reeleição e seis foram derrotados nas urnas.   
 
O recorde ainda pertence a 2016, quando apenas nove dos 22 vereadores da 16ª legislatura conseguiram a reeleição (40,91%), em meio ao escândalo da Operação Sevandija.  Treze foram reprovados, 48,15%. Naquele pleito a cidade elegeu 27 parlamentares para a 17ª legislatura, a única com tantas cadeiras. A partir de 2021, o Legislativo voltou a ter 22 vagas.  
 
A cidade teve 390 candidatos a vereador. Atualmente, até 31 de dezembro, o PSD é o partido com a maior bancada na Câmara de Ribeirão Preto. O PSB, que tinha três cadeiras, agora não tem nenhuma. O MDB e o PP ficaram com três vereadores. PT, PL, União Brasil, Republicanos e PSDB têm dois parlamentares cada e o Novo, Podemos e PDT ficaram com uma cadeira cada. 
 
Na próxima legislatura o cenário será diferente: o MDB foi o partido que mais garantiu cadeiras no Legislativo, com cinco. O PL aparece em segundo com quatro representantes. PT e PSD terão três cada. Progressistas e União Brasil garantiram duas. Partido Novo, PSDB e Republicanos terão uma cada. 
 
Os vereadores Danilo Scochi (MDB), Isaac Antunes (PL) e Duda Hidalgo (PT) foram os mais votados. A posse dos legisladores ocorrerá em 1º de janeiro de 2025, às nove horas, no plenário do Palácio Antônio Machado Santa’Anna, sede da Câmara de Ribeirão Preto. Na sequência os parlamentares darão posse ao prefeito e ao vice. 
 
Mesa Diretora – Em seguida, o Legislativo abrirá a sessão especial para eleger os integrantes da Mesa Diretora que comandará os trabalhos na Casa de Leis em 2025. A votação seguirá pela ordem: presidente; primeiro vice-presidente; segundo vice-presidente; primeiro secretário e segundo secretário. 
 
A votação é nominal, em cédula e a apuração da eleição para presidente acontece sob o crivo da mesa composta pelo vereador mais votado e um secretário “ad hoc” (vereador escolhido para esta finalidade), além de toda a assessoria técnica do Legislativo. Para os demais cargos, o rito segue o mesmo, sob o comando do presidente já eleito. 
 
Isaac Antunes (PL), atual presidente da Câmara de Vereadores, continuará no comando do Legislativo no ano que vem. Segundo apuração do Tribuna, também estarão na nova Mesa Diretora Igor Oliveira (MDB, primeiro vice-presidente), Maurício Gasparini (União Brasil, segundo vice), Danilo Scochi (MDB, primeiro secretário) e Lincoln Fernandes (PL, segundo secretário).  
 
Comissões Permanentes – A sessão ordinária que definirá a composição das comissões permanentes da Câmara acontecerá em 4 de fevereiro, às 18 horas. De acordo com o Regimento Interno, todos os vereadores, com exceção dos parlamentares que compõem a Mesa Diretora, devem participar de ao menos um colegiado. A composição segue o critério da representatividade dos partidos ou dos blocos. O recesso parlamentar começa na segunda-feira, 23 de dezembro. A última sessão ordinária do ano será realizada nesta quinta-feira, dia 19.  
 
Eleitos para o novo mandato  
Prefeito:  
Ricardo Silva (PSD) 
Vice-prefeito:  
Alessandro  Maraca (MDB) 
Câmara de Vereadores 
– Danilo Scochi (MDB)  
– Igor Oliveira (MDB)  
– Roger Ronan da Silva (Bigodini, MDB)  
– Delegado Martinez (MDB)  
– Matheus Moreno (MDB) 
– Paulo Modas (PSD)  
– Jean Coraucci (PSD) 
– Rangel Scandiuzzi (PSD) 
– Isaac Antunes (PL) 
– Lincoln Fernandes ( PL) 
– Antônio Baptista Lopes Junior (Junin Dêdê, PL) 
– Daniel Vieira Rodrigues  (Daniel do Busão, PL) 
– Brando Veiga  (Republicanos)  
– Franco Ferro (PP)  
– Daniel Gobbi (PP)  
– Duda Hidalgo (PT)  
Perla Müller (PT) 
Judeti Zilli (PT) 
– André Rodini (Novo)  
– Mauricio Gasparini  (União Brasil) 
– Diácono Ramos  (União Brasil) 
– Mauricio Vila  Abranches (PSDB) 
 

Postagens relacionadas

Acidentes provocam sete mortes na região

Redação 1

Governador de SP estará em Sertãozinho nesta terça

Redação 2

Homem baleado em tentativa de homicídio em estado grave

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com