O Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), entidades que representam oficialmente o varejo em 44 cidades da região, abriram as reuniões com os candidatos a prefeito de Ribeirão Preto na última sexta-feira, 9 de agosto. Todos os encontros ocorrem no auditório localizado à rua Lafaiete nº 394, Centro.
O primeiro encontro foi com o atual deputado federal Ricardo Silva (PSD), de 38 anos, da coligação “Pra Ribeirão Avançar”, que conta também com Solidariedade, PP, PDT, PL, MDB, PRD, Avante, Republicanos e PSB, acompanhado do candidato a vice na chapa, Alessandro Maraca (MDB), e dos concorrentes a vereador. Também participaram entidades diretamente ligadas ao varejo ribeirão-pretano.
Na lista estão o Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciários), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes e Ambulantes, Associação Núcleo Postos, Sindicato de Turismo e Hospitalidade (Sindtur), Ribeirão Convention & Bureau e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP).
Na primeira parte da reunião, Ricardo Silva apresentou ideias e propostas do seu programa de governo voltadas aos setores de varejo e serviços. Em seguida foram entregues a ele dois documentos com demandas e sugestões elaboradas por Sincovarp e CDL RP.
Questionado sobre as obras de implantação de corredores de ônibus do Ribeirão Mobilidade e do projeto de construção de um novo centro administrativo, Silva disse que fará uma revisão total do programa. “Quero deixar, onde couber, a faixa de ônibus como preferencial permitindo estacionamento na via, regulado pelo sistema de Área Azul. Também vamos realizar um estudo técnico para buscar soluções alternativas para os itinerários dos ônibus”.
Sobre o projeto para a construção do novo centro administrativo, disse que pretende arquivar o projeto. “No que depender de mim esse projeto está abortado. Se eu for eleito, quero governar Ribeirão Preto com meu gabinete no Centro da cidade”. Também disse ser favorável à sugestão para o desenvolvimento de um plano público-privado de recuperação do comércio varejista.
As elaboração das pautas contou com a colaboração da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) .
Os principais apontamentos foram apresentados abertamente ao candidato e aos demais presentes, e esses balizaram o debate que veio a seguir, no “pinga-fogo”. Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincoavrp/CDL RP, “todas as reuniões terão a mesma dinâmica e darão oportunidade igual aos candidatos.”
“Já nesse primeiro encontro, obtivemos compromissos extremamente importantes para o setor lojista e assim seguiremos em frente com todos os candidatos, sem exceção. Estamos realizando um debate transparente, construtivo, e, ao mesmo tempo, firme na defesa dos interesses do setor lojista. Vamos em frente”, afirma.
Também será entregue, aos candidatos, uma pauta de demandas, sugestões e indicações voltada ao varejo local e suas conexões. O presidente do Diretório Municipal do PT, o advogado Jorge Roque, de 46 anos, da coligação “Amor Por Ribeirão” (PT, PV, PCdoB, Rede, PSOL, PMB, PCB, UP), será sabatinado nesta terça-feira (13), às dez horas. A candidata a vice será Artemízia Torres, do PSOL.
O empresário e engenheiro químico Marco Aurélio Martins (Novo), de 53 anos, da coligação “Ribeirão Próspera e Empreendedora”, conversará com comerciantes e lideranças nesta quarta-feira (14), às 16 horas. A chapa é “puro-sangue” é terá como candidato a vice Antônio Carlos da Freiria.
O juiz aposentado Ismar Cabral Menezes (Agir), de 55 anos, da coligação “Somos Todos Ribeirão” (conta com a Democracia Cristã, DC), será entrevistado na quinta-feira, dia 15, às horas. Milena Bressan, do mesmo partido, sairá para vice.
No dia 21 de agosto, quarta-feira da semana que vem, no mesmo horário, será a vez de André Trindade (União Brasil), de 45 ans, da coligação “Respeito por Ribeirão” (União Brasil, PSDB, Cidadania e Podemos). Alessandro Hirata (PSDB) é o candidato a vice na chapa.
Além de diretores e associados às duas entidades, as reuniões estarão abertas a participação de lideranças setoriais de entidades parceiras, movimentos empresariais e empreendedores. “O comércio varejista se conecta com outros nichos da cadeia produtiva local e é um dos pilares da nossa economia”, diz Paulo César Garcia Lopes.
“Gera milhares de empregos, investimentos e arrecadação de impostos. Temos necessidades urgentes, e de curto, médio e longo prazos. Também vamos apresentar ideias para que o Setor Lojista seja cada vez mais forte, pujante e competitivo. Vamos dialogar de forma democrática e transparente”, afirma.