No dia 20 de março, no período da manhã, Ribeirão Preto será palco da segunda edição do Encontro Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), importante evento que traz temas sobre educação e prevenção ao acidente de trabalho. Em 2024 a abrangência foi ampliada. Importantes nomes das áreas que envolvem a saúde do trabalhador estarão presentes.
As palestras vão abordar o caminho da segurança do colaborador, desde a prevenção até aos casos em que há necessidade de reparação, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante todo o evento, os temas abordados deixarão em evidência a atenção especial ao trabalhador, focada no cuidado amplo.
Com a expectativa de receber mais de 200 participantes, com profissionais das áreas de recursos humanos, médicos, profissionais de diversas áreas de atuação no setor da saúde, advogados, entre outros, o 2º Encontro Cerest se consagra como uma importante ferramenta de acesso à informação e contato com importantes nomes dessa área.
Atendendo aos temas relevantes à saúde do trabalhador de forma completa, os palestrantes, todos conceituados em suas respectivas áreas, oferecerão conhecimentos das ordens de demandas relacionadas ao tema nos âmbitos municipal, estadual e da sociedade privada.
A inscrição para o 2º Encontro Cerest não terá custo, mas propõe taxa solidária simbólica: um quilo de alimento não perecível (a arrecadação será doada para instituições sociais da cidade). O link para inscrições é https://forms.gle/E8DuD2bKATxhwHnAA
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, divulgou o balanço de atividades do ano passado. Os dados do Sistema de Notificação de Agravo em Saúde do Trabalhador (Sinan) indicam 3.052 notificações, sendo 2.051 de acidentes de trabalho e 1.001 relacionadas a doenças, além de 21 óbitos ocorridos durante o expediente em Ribeirão Preto.
O total de notificações, doenças e acidentes de trabalho corresponde a 0,93% da população economicamente ativa da cidade, de 324.758 trabalhadores. O total de notificações de óbitos por acidente de trabalho corresponde a 0,29% de todos as mortes registrados em Ribeirão Preto.
Já o balanço das cidades da região, composta por Barrinha, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antonio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, São Simão, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho, registram 1.490 notificações.
Foram 1.333 notificações de acidentes de trabalho, 147 de doenças relacionadas ao tema e oito óbitos por acidente. O total de notificações de doenças e acidentes de trabalho corresponde a 0,53% da população economicamente ativa da região, de 275.948 pessoas.
O total de notificações de óbitos por acidentes de trabalho corresponde a 0,21% de todos os óbitos registrados nos municípios da região, que no ano passado somaram 3.638 mortes, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Sinan.
No dia 16 de agosto, dois operários foram soterrados enquanto trabalhavam na instalação da rede esgoto, na esquina da avenida Nove de Julho com a rua São José, durante obra do Programa Ribeirão Mobilidade realizada pela Construtora Metropolitana Pedro Joaquim de Oliveira, de 59 anos, morreu.