Um pedido feito pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, no início de 2018, ao secretário Estadual de Saúde e ex -reitor da USP, Marco Antonio Zago, foi atendido. O decreto para a criação de uma filial do Instituto Butantã no município será assinado pelo governo do Estado. “Ontem [quinta-feira] recebi o contato do Secretário Estadual da Saúde me informando sobre o decreto, que sairia na sexta-feira, autorizando a criação de uma unidade do Instituto Butantã em Ribeirão Preto,” disse Nogueira.
Segundo o prefeito, foram meses para conseguir essa permissão. “Só tenho a agradecer ao secretário estadual da Saúde, ao governador Márcio França e ao prefeito Dimas Covas. Ter o Instituto Butantã em Ribeirão, pensando também na Fiocruz, e no apoio do Estado de São Paulo, é um passo para consolidar a altíssima tecnologia da área da saúde em nossa cidade”, declarou.
O Instituto Butantã vai funcionar ao lado do Hemocentro, no complexo da USP e do Hospital das Clínicas, na zona Oeste da cidade.
O Instituto Butantã é um centro de pesquisa biomédica vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no Brasil. Sua missão é desenvolver estudos e pesquisas básicas na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas direta ou indiretamente com a saúde pública.
Histórico segundo a Prefeitura
Há cerca de dois anos, Nogueira tomou providências quanto a estudos sobre a instalação da unidade do Instituto Botam em Ribeirão Preto e deu início a esse processo. No dia 23 de março de 2018, o prefeito e o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, reuniram-se com o diretor-presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto, Dimas Covas, para conhecer o projeto da unidade do Instituto Butantã na cidade.
O projeto executivo já estava concluído e a proposta era a construção da sede, um prédio com 4,9 mil metros quadrados com laboratórios e linha de produção em uma área de 30 mil metros quadrados pertencente à Universidade de São Paulo (USP). No dia 5 de novembro, durante a 10ª reunião da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, foi ressaltado pelo Secretário Estadual de Saúde que a cidade tinha condições de receber um centro de pesquisa do Instituto Butantã.
Em 9 de novembro, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, o chefe do executivo esteve na Secretaria Estadual de Saúde para reiterar o pedido da assinatura do decreto para instalação do Instituto Butantã em Ribeirão Preto.
Também foi entregue ao secretário Zago, na oportunidade, o resultado do grupo de trabalho realizado entre a prefeitura de Ribeirão, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Investe São Paulo, Secretaria da Fazenda, Desenvolve SP e Fundação Oswaldo Cruz, sobre Fiocruz e pedidos para o Ame Mais, Ame do Idoso, Ame Mulher e instalação a instalação de uma Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – Cross.