O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) anunciou em coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira, 8 de março, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos na cidade. A medida valerá a partir do próximo sábado e, segundo a prefeitura, foi adotada em função da queda de novos casos da Covid em 42%, das internações em 41% e de óbitos que diminuíram 32% em relação as semanas anteriores. Nos locais fechados o uso da máscara continuará obrigatório.
O prefeito afirmou ainda, que o índice de cobertura vacinal na cidade também foi responsável pelo fim da obrigatoriedade. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 89% da população com mais de cinco anos de idade já recebeu a primeira dose da vacina contra o Coronavírus; 76% já tomaram a segunda dose ou a única e 62% já receberam a dose de reforço.
Em relação aos estabelecimentos comerciais e de serviços eles poderão funcionar com capacidade de 100% de público considerando-se o Alvará de Funcionamento de cada um. Os eventos, como as feiras e shows obedecerão a capacidade de lotação de 70%. Para as casas noturnas, pistas de dança, danceterias e similares será permitido o funcionamento com 100% de ocupação mediante esquema vacinal completo ou teste negativo para Covid-19 do tipo PCR.
Também será permitida a realização de atividades ao ar livre que sejam de caráter cultural, artístico, beneficente ou esportivo com no máximo até 70% da capacidade de ocupação do local. Todas as normas estarão contidas no Decreto de número 62 que será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de quarta-feira, 9 de março.